32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Diretora da SEDECT visita áreas para criação de turismo rural em Três Lagoas

Ontem, 26 de março, a Prefeitura de Castilho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), realizou uma visita guiada às áreas rurais do município. A ação contou com a participação da diretora de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), da Prefeitura de Três Lagoas, Monica Ferreira Porto, e dos alunos do curso de Agricultura Rural de Castilho e Três Lagoas.

O objetivo foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os desenvolvimentos do agronegócio e suas ramificações turísticas, além de avaliar a viabilidade de implementar uma rota de turismo rural na região.

A visita foi conduzida pelo professor do SENAR, José Alcimero, pela professora de Turismo Rural, Grazielee Groco, e pela chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural, Larissa Camata. Durante o percurso, o grupo visitou três propriedades rurais: o rancho “Aizawa”, a fazenda “Caçula” e a fazenda “São Sebastião”. Todas as propriedades pertencem a alunos do curso oferecido pelo SENAR.

A primeira parada foi no rancho “Aizawa”, onde os proprietários, com apenas cinco meses de atividade, apresentaram o crescimento da propriedade, seus desafios até o momento e a proposta turística, que inclui a visitação ao local e a construção de um futuro deck para pescaria.

A segunda parada foi na fazenda “Caçula”, que possui uma propriedade maior e está em operação há mais tempo. A fazenda se destaca pela produção de mel, seu principal produto, além de possuir áreas de arrendamento e plantação. O foco turístico da fazenda é a criação de um restaurante com comidas típicas rurais e a venda de mel, com planos para permitir, no futuro, que os turistas visitem as colmeias usando roupas especializadas para a atividade.

A visita foi concluída na fazenda “São Sebastião”, que se destaca pelo cultivo de frutas e por sua vasta área rural. A propriedade está planejando a construção de bangalôs à beira do rio, com a proposta de apoiar pescadores e atrair turistas interessados na vivência do campo.

A diretora de Turismo, Monica Ferreira Porto, descreveu a experiência como encantadora e enriquecedora: “Estou ansiosa para iniciar o projeto de uma rota turística rural no município. Temos todos os elementos necessários para que o projeto seja um sucesso. Hoje, observei a beleza das nossas áreas rurais, e é impressionante a riqueza de biodiversidade e do agronegócio que temos. A população precisa conhecer mais sobre o rural de Três Lagoas”, afirmou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana