16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Tratamento inovador com Zolgensma para AME tipo 1 é oferecido gratuitamente pelo SUS

A partir desta segunda-feira (24), crianças com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 terão acesso a um tratamento inovador e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a terapia genética Zolgensma, que na rede privada custa em média R$ 7 milhões. O SUS passa a integrar um seleto grupo de sistemas públicos nacionais a oferecerem esse medicamento.

A terapia é indicada para pacientes de até 6 meses, desde que não usem ventilação mecânica invasiva por mais de 16 horas diárias. Com a incorporação do Zolgensma, o SUS oferecerá todas as terapias modificadoras para a AME tipo 1. A decisão foi possível por um acordo com a indústria internacional, que condiciona o pagamento ao resultado do tratamento.

O tratamento estará disponível em 28 centros de referência em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. A triagem será feita conforme o Protocolo Clínico estabelecido pelo Ministério da Saúde, e um comitê acompanhará os pacientes em uso do medicamento. Antes dessa incorporação, o Zolgensma já era oferecido em cumprimento a ações judiciais.

A AME é uma doença rara que afeta a produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, comprometendo funções vitais como respirar e se mover. Pacientes de outras faixas etárias com AME tipos 1 e 2 recebem medicamentos contínuos, como nusinersena e risdiplam, que tiveram mais de 800 prescrições em 2024.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo