14.7 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

Chocolate industrializado no Brasil: reclamações crescem por qualidade e preço, especialistas explicam as mudanças

Consumidores brasileiros têm expressado insatisfação com a qualidade e os preços do chocolate industrializado, especialmente durante a Páscoa. Reclamações sobre sabor e alto custo se espalham nas redes sociais, com destaque para produtos que, na percepção do público, perderam a qualidade, sendo descritos como “pura gordura e açúcar”.

Especialistas apontam que isso é reflexo da redução da qualidade do cacau e mudanças nas fórmulas para reduzir custos. O preço do cacau, que quadruplicou nos últimos dois anos devido a quebras de safra e questões climáticas, também impacta a produção. Além disso, a recente alteração no Choco Biscuit, que deixou de ter chocolate de verdade, gerou críticas nas redes sociais.

A engenheira de alimentos Luciana Monteiro confirma que a qualidade do chocolate realmente piorou, devido à crise da produção de cacau e à redução da qualidade da matéria-prima. A substituição da manteiga de cacau por gorduras vegetais mais baratas também contribui para o sabor inferior. Além disso, a regulamentação brasileira de 2005 permitiu o uso de apenas 25% de cacau em produtos rotulados como chocolate.

Apesar da queda na qualidade dos chocolates industrializados, há um aumento na oferta de chocolates premium no Brasil, como os produzidos no modelo “bean to bar”, que garantem melhor qualidade e mais sustentabilidade.

A indústria de chocolates, por sua vez, defende que as mudanças visam equilibrar qualidade e acessibilidade. No entanto, as preocupações com a transparência nos rótulos e a crescente substituição de ingredientes indicam que o consumidor precisa estar mais atento à composição dos produtos.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura assina concessão com empresa de iluminação pública em Três Lagoas

Contrato de R$ 59,3 milhões prevê troca de lâmpadas antigas por LED, ampliação de pontos de luz e início imediato das obras para modernizar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança à população.

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

Diversas modalidades movimentam os ginásios e campos de Três Lagoas com disputas entre equipes locais neste sábado(05) e domingo(06).

Três Lagoas marca presença em edição histórica das Paralimpíadas Escolares de MS

Evento acontece de 11 a 13 de julho em Campo Grande e deve reunir 350 estudantes de 17 municípios Três Lagoas será um dos 17...