28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Relatório Global aponta que ainda é possível salvar o planeta

Em 2024, mais de 150 desastres climáticos foram registrados, com 100 deles nas Américas, refletindo o aumento das temperaturas globais, que ultrapassaram 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. O relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) destaca que 2024 foi o ano mais quente desde o início das medições.

O aumento de temperatura tem afetado milhões de pessoas, com 394 milhões expostas a riscos de calor extremo, especialmente na África. A OMM alerta que, embora ainda seja possível limitar o aquecimento global a 1,5ºC, é urgente reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 43% até 2035 e alcançar emissões líquidas zero até 2050.

O impacto das mudanças climáticas é crescente, com eventos extremos, como ondas de calor, ciclones e enchentes, causando deslocamentos e perdas econômicas. O relatório menciona que os níveis de dióxido de carbono e outros GEE estão no mais alto patamar dos últimos 800 mil anos, com o derretimento do gelo e o aumento do nível do mar acelerando.

A OMM também destaca a importância das Soluções Baseadas na Natureza para adaptação aos efeitos climáticos. A COP30 no Brasil será uma oportunidade para o país avançar nas negociações globais de clima e soluções sustentáveis.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026