25.2 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Pediatra de bebê morto em creche afirma que ele não sofria de refluxo

Saúde – 19/12/2012 – 17:12

Um laudo assinado pelo pediatra José Tadeu Stockler, que acompanhava o bebê que morreu depois de supostamente engasgar ao tomar uma mamadeira com leite em um colégio de São Paulo na semana passada, afirma que a criança não sofria de refluxo.

Stockler acompanhava Rafael Azevedo Gonzaga de Matos Guilhameti, de 5 meses, desde o nascimento da criança. No laudo ele afirma que “em nenhuma das consultas realizadas houve qualquer sinal clínico de que Rafael fosse portador de refluxo”.

A criança morreu no Colégio Maria José, em São Paulo, na terça-feira (12).

O documento obtido pelo UOL contraria afirmações feitas por representantes do Colégio, que disseram que a mãe da criança não informou que o bebê tinha “problemas de saúde pré-existentes” quando preencheu a ficha de matrícula.

Para o advogado do colégio, Rafael teve sintomas de refluxo gastroesofágico, doença na qual o alimento ingerido volta do esôfago para a boca, e pode provocar a morte por asfixia.

Ele afirmou que o procedimento adotado pela equipe da creche com o bebê foi o adequado para alimentar uma criança sem problemas no sistema gástrico, e que em caso de refluxo o método seria outro.

Segundo o advogado, o documento assinado pelo pediatra não é “conclusivo nem definitivo em relação à criança ter ou não um problema”, e que “não exclui o fato de que ele pudesse sofrer de refluxo mesmo que seus pais não tivessem percebido”.

O laudo oficial sobre a causa da morte de Rafael ainda não foi divulgado. Ontem (18) foi realizada uma missa de sétimo dia em homenagem ao bebê.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara

MS Florestal oferece 15 vagas com contratação imediata e formação prática em manutenção de máquinas pesadas A MS Florestal está com inscrições abertas para o...

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023