15.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Brasil resgata 3,4 mil mulheres de trabalho escravo nos últimos 10 anos

De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, entre 2004 e 2024, 3.413 mulheres foram resgatadas em situações análogas à escravidão ou ao trabalho escravo contemporâneo. Desse total, 200 foram socorridas no ano passado.

A maioria das vítimas (763) tinha entre 18 e 24 anos, representando 22,35% do total. O segundo maior grupo é o de mulheres com idade entre 25 e 29 anos, com 497 vítimas (14,5%).

As estatísticas também mostram que as pessoas com baixa escolaridade têm maior propensão de ser aliciadas e exploradas por meio do trabalho escravo contemporâneo. Ao todo, 15.976 (32,8%) vítimas, mulheres e homens, tinham parado os estudos na 5ª série do ensino fundamental, sem concluí-los; e 12.438 (25,5%) eram analfabetas.

O trabalho escravo contemporâneo é caracterizado por atividades forçadas, condições degradantes ou jornadas exaustivas. Casos em que o funcionário é vigiado constantemente ou tem sua vontade anulada também são considerados trabalho semelhante ao escravo.

Para denunciar casos de trabalho escravo, o principal canal é o Sistema Ipê, do governo federal. As denúncias podem ser apresentadas de forma anônima. Outra opção é o aplicativo Laudelina, desenvolvido pela Themis e a Fenatrad.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.