17.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

MGI alerta sobre sites falsos para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou, nesta quarta-feira (19), sobre a existência de sites fraudulentos que estão sendo divulgados como canais de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), previsto para agosto de 2025. As inscrições, no entanto, ainda não estão abertas.

Esses sites falsos oferecem riscos de roubo de dados pessoais e pagamentos indevidos para inscrições que não existem. O MGI afirmou que está trabalhando, com apoio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR), para derrubar as páginas fraudulentas. Este é o segundo alerta emitido pelo ministério sobre tentativas de golpe relacionadas ao concurso, o maior certame já realizado no Brasil.

Em fevereiro, a ministra Esther Dweck confirmou a realização do concurso, mas o edital oficial, que regulamenta o processo seletivo, ainda não foi publicado. Até lá, não há como se inscrever para o certame.

O MGI orienta que as pessoas interessadas no concurso aguardem a publicação do edital oficial e confiem apenas nas informações divulgadas pelos canais oficiais do ministério, como o site e redes sociais. O ministério enfatizou que “a segurança começa com a informação correta”.

Além disso, o governo federal disponibiliza a Plataforma Fala.BR para denúncias de fraudes. O serviço online está disponível 24 horas por dia e exige CPF e senha do portal Gov.br para registrar as ocorrências.

A prática de fraudes eletrônicas pode resultar em penas de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. Se o golpe envolver um idoso ou pessoa vulnerável, a pena pode ser aumentada.

A primeira edição do CPNU, realizada em 2024, contou com 2,1 milhões de inscrições, das quais quase 1 milhão de candidatos compareceram às provas. A nova edição do concurso ainda aguarda confirmação dos órgãos participantes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)