28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

MÊS DA MULHER – Três Lagoas debate feminicídio e impulsiona protagonismo feminino em evento especial

Dando continuidade à agenda de eventos em celebração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (SGI), realizou no dia 17 de março mais uma ação do projeto “Mês das Mulheres – Voz que Transforma”. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como foco a conscientização, motivação e o empreendedorismo feminino.

A programação contou com palestras, sorteios e um coffee break especial para as participantes. Um dos destaques foi a palestra da delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, Sayara Quinteiro Martins, que abordou o tema “Violência Contra a Mulher: Quebrando o Silêncio e Construindo uma Cultura de Respeito”. A delegada discutiu a Lei Maria da Penha, e destacou a importância da rede de apoio no enfrentamento da violência contra a mulher.

Durante sua apresentação, a delegada trouxe dados alarmantes sobre o feminicídio na região. Entre 2015 e 2023, Três Lagoas registrou cinco casos, enquanto em 2024, foram registrados quatro casos, com vítimas entre 30 e 50 anos. Mato Grosso do Sul ocupa atualmente o segundo lugar no ranking nacional de estados com maior índice de feminicídio, registrando 1,21 mortes por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do estado vizinho, Mato Grosso, com 1,23 casos.

A segunda palestra do evento foi ministrada por uma psicóloga Edilene Camargo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que trouxe o tema “Motivação e Empreendedorismo Feminino”. Durante sua fala, a palestrante destacou o programa Sebrae Delas, que visa acelerar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Ela ressaltou que, além de empreender no setor comercial, é essencial que as mulheres também empreendam em suas carreiras, buscando capacitação e se destacando no mercado de trabalho, independentemente do setor em que atuam.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Jardel Mattos, ressaltou a importância das ações promovidas pela SGI ao longo do mês, mencionando a Caminhada pela Paz realizada no último sábado, dia 15, que reuniu mulheres empreendedoras, associações de artesanato e outras instituições parceiras. Segundo o secretário, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às questões femininas e promover uma cultura de respeito e igualdade.

Jardel reforçou que a programação do “Mês das Mulheres – Voz que Transforma” continuará ao longo de março com diversas atividades voltadas ao público feminino.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ministério Público de MS quer ouvir a população para definir ações dos próximos cinco anos

Consulta pública online recebe sugestões até 30 de setembro para construção do Plano Estratégico 2026-2030

Prefeituras encerram disputa judicial sobre ISS do pedágio e garantem liberação de mais de R$ 10 milhões

Após quase um ano de impasse, Justiça de Três Lagoas determina que concessionária Way 112 repasse diretamente aos municípios os valores do imposto, conforme rateio proporcional à extensão das rodovias

Corpo de jovem desaparecido foi encontrado sem vida no Rio Verde

Tragédia em Água Clara se repete, reforçando alerta sobre a periculosidade do local