22.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de fevereiro, 2026

Justiça Eleitoral de MS alerta para risco de cancelamento de 92.981 títulos eleitorais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul informou que 92.981 eleitores no estado correm o risco de ter seus títulos eleitorais cancelados caso não regularizem sua situação até 19 de maio de 2025. O cancelamento ocorre devido à ausência nas urnas em três eleições consecutivas ou pela não justificativa e/ou não pagamento de multas.

Os eleitores podem consultar sua situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Consultar situação eleitoral”. Aqueles cadastrados no aplicativo e-Título serão notificados sobre a possibilidade de cancelamento.

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, levando um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título. A documentação necessária pode variar conforme a situação específica do eleitor.

Caso o eleitor tenha faltado sem justificativa, será cobrada uma multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. O pagamento pode ser feito via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou diretamente no cartório, por boleto, Pix ou cartão. O débito será quitado automaticamente após a confirmação do pagamento.

De acordo com o TSE, o último cancelamento de títulos no estado ocorreu em 2019, e desde 2020 não há registros de cancelamentos por ausência devido à pandemia de Covid-19. A Justiça Eleitoral alerta que os eleitores devem regularizar sua situação dentro do prazo para garantir o direito ao voto e evitar problemas legais decorrentes do cancelamento do título eleitoral.

Com informações Tribunal Regional Eleitoral-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...