17.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Prefeitura e MS promovem palestra sobre cidadania e autonomia

Dando continuidade à programação especial do Mês da Mulher, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira, 14 de março, a palestra “Todas Diferentes, Todas Importantes: Cidadania e Autonomia”. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ruth Máximo Filgueiras e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade.

A ação foi promovida em parceria com a PerifeirArte – Cidadania e Autonomia, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania. Participaram da palestra a primeira-dama Kelly Abonizio, secretária municipal de Assistência Social (SMAS) e vice-prefeita, Vera Helena Arsioli, o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários do Governo do Estado, Jairo Luiz da Silva, entre outros convidados.

A palestra foi ministrada por Manuela Nicodemos Bailosa, graduada em Comunicação Social e mestre em Sociologia, que atualmente ocupa o cargo de subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul. Durante sua fala, Manuela destacou que, apesar dos avanços conquistados, a desigualdade de gênero ainda impede que muitas mulheres exerçam plenamente sua cidadania. “Cidadania é garantia de saúde, moradia, acesso à educação, trabalho digno e salário igual. Precisamos continuar lutando por esses direitos, pois a presença feminina em espaços de liderança ainda é reduzida. No Brasil, apenas 4% das mulheres ocupam cargos de CEO em empresas, e apenas 18% estão no Congresso Nacional”, afirmou.

A coordenadora do CRAS, Elizeth Chaves da Silva Costa, ressaltou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é levar informação e conhecimento para fortalecer a autoestima das mulheres e emponderá-las. Trabalhamos com grupos de apoio e oferecemos palestras, oficinas e rodas de conversa para criar vínculos e auxiliar na construção de uma rede de apoio para essas mulheres”.

A secretária da SMAS reforçou que a programação do Mês da Mulher vai além da discussão sobre violência de gênero: “Nos reunimos constantemente para elaborar estratégias de apoio às mulheres. O Mês da Mulher é um momento de reflexão sobre nossas conquistas e desafios, para dar visibilidade às questões femininas e fortalecer nossos direitos”.

A primeira-dama Kelly Abonizio agradeceu a participação de todos e destacou a importância de eventos como esse para fomentar o debate e conscientizar a população sobre a causa feminina.

PRÓXIMAS AÇÔES

A programação do Mês da Mulher continua neste sábado, 15 de março, às 8h30, na Feira Turística Central. O evento oferecerá atendimento gratuito com orientação jurídica, suporte psicossocial e informações sobre cursos de empreendedorismo. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários e a Prefeitura de Três Lagoas.

O evento faz parte das atividades do PerifeirArte, que também oferece apresentações musicais, gastronomia, artesanato e diversas manifestações culturais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aumentam casos de HIV em MS: 130 diagnósticos no primeiro semestre

Expansão de testagem e investimentos em prevenção acompanham o crescimento populacional e polo industrial em municípios como Ribas, Inocência e Três Lagoas Mato Grosso do...

Governo projeta salário mínimo de R$ 1.630 no próximo ano

Valor representa o maior ganho real dos últimos 50 anos, disse a ministra do Planejamento, Simone Tebet A ministra do Planejamento, Simone Tebet, confirmou nesta...

JSL oferece 196 vagas em Ribas do Rio Pardo, 102 delas para motoristas

Processo seletivo presencial ou online acontece em 19 de julho A JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, abriu 196 vagas em Ribas do...