20.2 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

MS recebe investimento de R$ 55,1 milhões para construção de 581 casas para povos indígenas

Com um investimento de R$ 55,1 milhões, serão construídas 581 casas para indígenas de 18 aldeias em Mato Grosso do Sul, localizadas nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju e Tacuru. A assinatura dos contratos, realizada em Dourados na manhã desta sexta-feira (14), contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Riedel destacou a importância da construção das casas, que fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida Rural. Ele anunciou que, no próximo ano, o projeto será expandido para mais 24 municípios com comunidades indígenas. As moradias, que receberam o nome de Oga Porã (que significa “casa bonita” em guarani-kaiowá), visam garantir habitações dignas e respeitar a identidade indígena.

A ministra Sônia Guajajara enfatizou a importância da parceria entre os governos Federal e Estadual, destacando a necessidade de moradias dignas para as comunidades indígenas e a continuidade das entregas dessas unidades habitacionais.

Em Dourados, estão previstas 300 unidades habitacionais para as aldeias Bororó I, II e III e Jaguapiru I, II e III. No total, 24 municípios de Mato Grosso do Sul receberão 2.336 unidades habitacionais rurais, sendo 1.687 pelo PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) e 649 pelo PNHE (Programa Nacional de Habitação Entidades). O objetivo é garantir moradias adequadas para agricultores familiares, povos indígenas e outras populações rurais.

Sara Benites, moradora da aldeia Jaguapiru, agradeceu pelo programa que a possibilitou conquistar a casa própria, enquanto o cacique Reinaldo Arevalo, da aldeia Bororó, afirmou que as novas moradias beneficiarão muitas famílias vulneráveis. O evento contou com a presença de autoridades como a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), o vice-governador José Carlos Barbosa, entre outros.

Com informações ms.gov.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião de comitê

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.

Cassiano Maia entega nova frota de ônibus de transporte coletivo em Três Lagoas

Com 12 veículos modernos, cidade se torna a primeira do MS a oferecer transporte coletivo com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador para cadeirantes e menor emissão de poluentes.

Ladrão embriagado causa confusão, finge ser outra pessoa e agride policiais

Com vasta ficha criminal, suspeito de 39 anos tentou enganar as autoridades após furtar carnes nobres de supermercado, onde chegou a resistir à prisão.