24.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Isenção de impostos sobre carne não alivia preços para o consumidor

O Governo Federal anunciou a eliminação das tarifas de importação para diversos produtos alimentícios, incluindo a carne bovina, com o objetivo de reduzir a inflação. No entanto, especialistas alertam que a medida não deve resultar em redução significativa dos preços no mercado interno, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde a carne produzida localmente já é mais competitiva do que a importada.

Apesar da isenção das tarifas, que também afeta outros itens como café, açúcar e sardinha, o efeito no custo da carne para o consumidor será mínimo. O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina, e importar carne de outros países seria economicamente inviável. A alta recente de 31,32% nos preços da carne bovina em Campo Grande, maior do que o índice nacional, reflete um cenário mais complexo, envolvendo fatores como condições climáticas adversas.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) ainda analisa os impactos da medida, mas a expectativa é de que o efeito sobre a inflação no estado seja limitado. Com a capital sul-mato-grossense enfrentando uma das maiores altas de alimentos entre as capitais brasileiras, a isenção de impostos parece não ser suficiente para aliviar o bolso dos consumidores locais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.

Atacante do Liverpool Diogo Jota morre em acidente de carro aos 28 anos

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um acidente de carro na Espanha. De acordo com...