27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Unifesp testa com sucesso crioablação para tratar câncer de mama na rede pública

Cientistas da Unifesp realizaram, pela primeira vez na rede pública brasileira, testes com a crioablação para tratar câncer de mama, alcançando 100% de eficácia em tumores menores que 2 cm. A técnica utiliza uma agulha guiada por ultrassom para congelar o tumor, destruindo suas células com temperaturas de até -150°C, sem necessidade de internação.

O estudo inicial, que envolveu mulheres com tumores de até 2,5 cm, mostrou que a crioablação destruiu completamente os tumores em 100% dos casos. Agora, um novo estudo começará em 2025 com 350 pacientes, comparando a técnica com a cirurgia tradicional. O objetivo é testar se a crioablação pode substituir a cirurgia para tumores pequenos.

Embora a crioablação já seja utilizada nos EUA e Israel e tenha a aprovação da Anvisa, ela ainda não pode ser oferecida no SUS ou em planos de saúde privados, pois não está no rol da ANS. O estudo em andamento visa obter a inclusão da técnica na lista da ANS, potencialmente beneficiando até 30% das pacientes e reduzindo filas de cirurgia no SUS.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

22º Motoshow de Três Lagoas começa nesta quinta (10); veja a programação completa

A cidade de Três Lagoas se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (10), a 22ª edição do Motoshow, um dos eventos mais tradicionais...

Drenagem e pavimentação em ruas de Três Lagoas irá custar R$ 2,27 milhões

Empresa responsável pela obra será a Northpav Pavimentação e Locação LTDA

Projeto que autoriza cassinos e jogo do bicho em MS vai à votação no Senado

Jogatina, como caça-níqueis e jogo do bicho, que enriquece o mercado ilegal pode ser autorizado no Brasil