A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) acaba de lançar o Painel Estadual Odontológico, uma ferramenta digital inovadora que possibilita o acompanhamento em tempo real dos atendimentos odontológicos realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) do estado. Integrado ao sistema e-SUS APS, a nova plataforma visa garantir maior eficiência, transparência e planejamento nos serviços de saúde bucal, promovendo um atendimento mais eficaz à população.
O e-SUS APS, uma estratégia do Ministério da Saúde, é uma iniciativa para reestruturar as informações da Atenção Primária do SUS, permitindo o registro e monitoramento de consultas e procedimentos de forma digital. Em Mato Grosso do Sul, a Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) da SES vinculou os dados registrados pelos municípios ao APS Digital, plataforma que também possibilita o acompanhamento de vacinação, bem como a produção das equipes médicas e de enfermagem. A novidade agora inclui o monitoramento da saúde bucal com o lançamento do painel odontológico.
Com essa integração, os gestores de saúde do estado terão acesso a informações detalhadas sobre os atendimentos odontológicos, como as produções das equipes de saúde bucal e indicadores estaduais e ministeriais, além de dados específicos sobre atendimentos a gestantes. Esse monitoramento digital contribuirá para a otimização da gestão da saúde bucal, facilitando a tomada de decisões mais rápidas e precisas.
Giovana Buzinaro, coordenadora de Saúde Bucal da SES-MS, enfatizou a importância da ferramenta: “Esse painel traz mais precisão e agilidade na obtenção de dados sobre os atendimentos odontológicos, permitindo um planejamento mais eficaz das ações em cada município. É um avanço fundamental para fortalecer a saúde bucal da população sul-mato-grossense, otimizando a gestão da saúde bucal em nosso Estado”.

A plataforma é de fácil acesso para as áreas técnicas odontológicas dos municípios. Para utilizar a ferramenta, basta que os profissionais se cadastrem no site apsdigital.saude.ms.gov.br e solicitem a liberação do acesso ao gestor municipal do APS Digital.
Com informações Agência de Noticias do Governo de MS