27.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Neurologia com telemedicina e novas especialidades no HR de Três Lagoas

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), agora conta com um serviço especializado em neurologia, incluindo neurocirurgia, neurointervencionismo, neurologia clínica e ambulatorial. A novidade, que entrou em operação no último sábado (01), representa um avanço significativo para a saúde da região, oferecendo assistência qualificada com o apoio da telemedicina, a fim de ampliar a cobertura e reduzir as filas de espera.

Este novo serviço é parte integrante do processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul, cujo objetivo é descentralizar o atendimento de alta complexidade e fortalecer polos estratégicos de atendimento. Com isso, a assistência especializada se torna mais próxima da população, evitando a necessidade de longos deslocamentos até a capital e otimizando os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou a importância da ampliação dos serviços em Três Lagoas para o fortalecimento da regionalização da saúde, uma das principais estratégias do governo estadual. “Com esse novo serviço, estamos consolidando Três Lagoas como um polo de referência na Costa Leste, garantindo que pacientes da região tenham acesso à neurologia especializada sem precisar percorrer longas distâncias. Esse é o caminho para um SUS mais resolutivo, eficiente e próximo da população”, afirmou.

Na Costa Leste, Três Lagoas se estabelece como um polo de alta complexidade, enquanto municípios vizinhos, como Paranaíba, Aparecida do Taboado e Costa Rica, assumem os casos de média complexidade. O mesmo modelo é adotado em outras regiões do estado: Campo Grande concentra os atendimentos mais complexos da Macrorregião Central, enquanto cidades como Aquidauana e Coxim absorvem as demandas intermediárias. No Cone Sul, Dourados continua como referência para a alta complexidade, com o suporte de Ponta Porã e Naviraí.

A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, explicou que a expansão das especialidades em Três Lagoas reforça a estratégia do Estado de fortalecer a rede hospitalar regional, interiorizando os serviços médicos antes concentrados apenas na Capital. “Estamos levando atendimento qualificado para mais perto da população e reduzindo a necessidade de deslocamentos, o que melhora a qualidade e eficiência do SUS”, destacou.

Avanço para a saúde da região

Henrique Schultz, diretor-geral do Hospital Regional da Costa Leste, enfatizou que a chegada das novas especialidades representa um marco na história da saúde na Costa Leste, reforçando o compromisso do hospital com a ampliação e excelência no atendimento. “Essa expansão reforça o nosso papel na rede estadual de saúde, consolidando o hospital como uma das principais referências no atendimento especializado da região”, afirmou.

Com informações Agência de Noticias do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aumento de casos respiratórios pressiona hospitais e reforça necessidade de vacinação contra gripe

Assim como em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e do país, os hospitais locais estão enfrentando um crescimento significativo na procura por atendimentos relacionados a síndromes gripais, pneumonias e outras doenças respiratórias.

Governo reforça segurança pública com investimento de R$ 4,4 milhões

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu o esforço do Governo e de parlamentares que contribuíram com emendas para atuação da Polícia sul-mato-grossense, considerada uma referência nacional.

MS destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

O programa tem como principal objetivo o fortalecimento da infraestrutura das USF (Unidades de Saúde da Família), promovendo maior resolutividade e qualidade nos serviços prestados à população.