18.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Projeto de Lei propõe obrigatoriedade de gravadores de voz e dados de voo em aeronaves

Um novo projeto de lei, o PL 215/25, está em análise na Câmara dos Deputados e visa obrigar o uso de gravadores de voz dos pilotos e dispositivos para registrar dados de voo em todas as aeronaves, sejam elas utilizadas em voos comerciais ou particulares. A proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e busca aprimorar a segurança aérea no país.

O autor do projeto, deputado David Soares (União-SP), enfatizou a importância das chamadas “caixas-pretas” para a investigação e prevenção de acidentes. “As chamadas ‘caixas-pretas’ são de extrema importância para a segurança dos aviões”, declarou o parlamentar. “Elas ajudam a identificar as possíveis causas de acidentes e fornecem dados úteis nas ações de prevenção e em estudos para evitar futuras tragédias”, completou.

O projeto de lei ainda precisa passar por um processo de análise nas comissões de Viação e Transportes, e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ambas da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o texto será enviado ao Senado para nova avaliação. Se aprovado em ambas as Casas, o projeto se tornará lei.

O PL 215/25 tramita em caráter conclusivo, o que significa que, se for aprovado pelas comissões, não precisará passar por votação no plenário da Câmara, acelerando o processo legislativo.

Com informações Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar apreende adolescente e recupera moto furtada no Guanabara

Suspeito de 15 anos tentou fugir e arremessou iPhone contra parede durante perseguição veículo havia sido furtado em abril.

Pizzaria é furtada durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Forno, notebooks e até vara de pescar estavam entre os itens levados, onde parte do material foi localizado em imóvel já conhecido pela polícia.

Mulher é presa por homicídio triplamente qualificado pela Polícia Civil de Três Lagoas

Condenada participou do assassinato brutal de jovem em 2017 e integrava organização criminosa, segundo a Polícia Civil.