18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Projeto de Lei propõe obrigatoriedade de gravadores de voz e dados de voo em aeronaves

Um novo projeto de lei, o PL 215/25, está em análise na Câmara dos Deputados e visa obrigar o uso de gravadores de voz dos pilotos e dispositivos para registrar dados de voo em todas as aeronaves, sejam elas utilizadas em voos comerciais ou particulares. A proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e busca aprimorar a segurança aérea no país.

O autor do projeto, deputado David Soares (União-SP), enfatizou a importância das chamadas “caixas-pretas” para a investigação e prevenção de acidentes. “As chamadas ‘caixas-pretas’ são de extrema importância para a segurança dos aviões”, declarou o parlamentar. “Elas ajudam a identificar as possíveis causas de acidentes e fornecem dados úteis nas ações de prevenção e em estudos para evitar futuras tragédias”, completou.

O projeto de lei ainda precisa passar por um processo de análise nas comissões de Viação e Transportes, e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ambas da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o texto será enviado ao Senado para nova avaliação. Se aprovado em ambas as Casas, o projeto se tornará lei.

O PL 215/25 tramita em caráter conclusivo, o que significa que, se for aprovado pelas comissões, não precisará passar por votação no plenário da Câmara, acelerando o processo legislativo.

Com informações Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.