A resposta para essa dúvida é simples: não existe um feriado nacional na Quarta-feira de Cinzas, assim como não há para os demais dias de carnaval. No entanto, os governantes estaduais e municipais têm a autoridade para decretar ponto facultativo, ou seja, a decisão de liberar o expediente depende de cada administração.
Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Governo do Estado determinou que os pontos facultativos durante o carnaval seriam nos dias 3 e 4 de março (Carnaval) e também na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, com funcionamento, normalmente após 13 horas.
Em Três Lagoas, as repartições públicas municipais seguirão a mesma orientação e estarão fechadas durante o período carnavalesco, retomando as atividades somente na quarta-feira, às 13 horas.
Portanto, enquanto a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado nacional, ela é considerada um dia de ponto facultativo na maior parte do país, com horários de funcionamento ajustados conforme a cidade ou estado.
Significado da Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.
A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.