21.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Saúde realiza 2ª reunião do Comitê de Combate as Arboviroses

Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma reunião do Comitê municipal de mobilização e combate as arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e reuniu representantes de diversas entidades, órgãos públicos, empresas e da sociedade civil. O objetivo foi intensificar as estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses.

A coordenadora de Entomologia e presidente do Comitê, Geórgia Medeiros, apresentou uma análise detalhada das ações realizadas, incluindo monitoramento laboratorial (ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos de culicídeos), além do uso de armadilhas larvitrampas e ovitrampas instaladas em bueiros e residências, em parceria com o setor de Endemias. Também foram exibidos gráficos comparativos da positividade das armadilhas e densidade dos ovos capturados.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou dados epidemiológicos das arboviroses, incluindo um mapa de calor, gráficos comparativos de casos notificados, positivos, por bairro, além de óbitos e sorotipos identificados.

Aline Oliveira, da Promoção da Saúde, destacou a importância do boletim epidemiológico na identificação de bairros com maior incidência de casos, permitindo a realização de busca ativa para verificar a situação dos pacientes, reforçar a orientação educativa e envolver toda a comunidade na eliminação de focos do mosquito.

O médico do trabalho, Marcus Bruzadim, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, falou sobre a parceria com o setor de Endemias para identificar focos do Aedes Aegypti em locais de trabalho, possibilitando a notificação e orientação para a eliminação de criadouros.

O fiscal da SEINTRA, Thiago Toshio, apresentou um balanço das ações de fiscalização de terrenos baldios e destacou que, entre os dias 2 de janeiro e 26 de fevereiro, foram multados 614 terrenos por falta de limpeza e excesso de mato alto, totalizando uma área de 332.552,01 m², o equivalente a 30 campos de futebol.

A presidente do Instituto de Preservação do Bioma Cerrado – Cutia do Cerrado, Helena de Cássia, abordou a relação entre meio ambiente, economia e agronegócio, enfatizando a importância de preservar o bioma cerrado para evitar a proliferação do mosquito.

O coordenador de Endemias, Alcides, detalhou as ações do setor, incluindo visitas domiciliares, busca ativa, borrifação química (bloqueio de casos) em residências e bueiros, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas. Ele ressaltou a fiscalização intensificada em borracharias, devido ao acúmulo de água nos pneus com as chuvas recentes.

A coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, destacou a parceria com a Assistência Social e a Secretaria Estadual de Educação para a vacinação contra a dengue por meio do projeto “Direto ao Ponto”. Ela também apresentou um balanço do MS Vacina Mais – Dengue, que busca ampliar a cobertura vacinal de jovens entre 10 e 14 anos. Diferente de outras cidades, Três Lagoas segue com a vacinação dessa faixa etária normalmente, pois o município não possui doses prestes a vencer.

Presenças na reunião

Além dos representantes da Prefeitura dos departamentos da SMS e SEINTRA,  também participaram do encontro a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Secretaria Municipal de Lazer, Esporte e Juventude (SEJUVEL), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) Defesa Civil e os membros das seguintes instituições: Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), Suzano, Câmara Municipal e 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Eventos Bestlife, Ministério Público, e 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Hospital Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Conselho Municipal de Saúde e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).

A presidente do Comitê concluiu o encontro reforçando o compromisso da Prefeitura e de todos os envolvidos na luta contra o Aedes aegypti, visando reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya em Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...