Internacional – 17/12/2012 – 17:12
A pequena cidade do Estado de Connecticut abalada por um ato que o presidente norte-americano, Barack Obama, chamou de “mal impensado”, realizará nesta segunda-feira os dois primeiros dos 20 funerais dos alunos mortos em suas salas de aula na semana passada.
Enquanto isso, escolas de todo o país reabrem suas portas para crianças confusas, assustadas e cheias de perguntas sobre por que o tiroteio em Newtown, Connecticut, aconteceu — e se elas estão a salvo do mesmo perigo.
Obama, dirigindo-se a uma vigília em Newtown na noite de domingo, falou enfaticamente sobre as falhas do país em proteger as suas crianças e exigiu mudanças em resposta aos fuzilamentos em massa dos últimos meses.
“Nós não podemos tolerar mais isso. Essas tragédias precisam acabar. E para acabar com elas, temos de mudar”, disse ele, acrescentando que reuniria policiais, professores, profissionais de saúde mental e outros para estudar a melhor forma de deter a violência.
Mas antes que ocorram essas mudanças, as famílias das vítimas sofrerão. Noah Pozner e Jack Pinto serão sepultados na tarde desta segunda-feira.
Noah, que fez 6 anos no mês passado, foi a vítima mais jovem. Relatórios o descrevem como “curioso” e particularmente maduro para a sua idade. O rabino da família disse que incentivou a mãe de Noah a se concentrar em seus outros quatro filhos em meio à dor.
Jack, também 6 anos, era um lutador que adorava esportes. O jogador Victor Cruz, do time de futebol americano New York Giants, participou de um jogo no domingo com o nome do menino escrito em suas chuteiras e luvas.
Todas as crianças mortas tinham entre 6 e 7 anos de idade. A diretora da escola Sandy Hook Elementary, a psicóloga da escola e quatro professores também foram mortos a tiros.
As vítimas foram lembradas na noite de domingo em uma cerimônia de pouco mais de uma hora, em que Obama ofereceu palavras de esperança e promessas de ação para parar quaisquer novas tragédias.
“Assumir a responsabilidade por cada criança… Esta é a nossa primeira tarefa, cuidar de nossas crianças. É o nosso primeiro trabalho. Se nós não fizermos isso direito, nós não faremos nada direito”, disse Obama.
Fonte: Uol


