16.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Sete planetas se alinharão no céu noturno nesta semana

Nesta semana, sete planetas do Sistema Solar são visíveis em um mesmo arco no céu noturno, em um fenômeno conhecido como “alinhamento dos planetas”. No entanto, especialistas explicam que, na realidade, não se trata de um alinhamento perfeito.

Os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, orbitam em torno de um plano comum, chamado de plano da eclíptica, o que faz com que, da perspectiva da Terra, todos os planetas estejam visíveis na mesma faixa do céu. Quando ocorre o que é chamado de “alinhamento”, como nesta semana, os planetas ficam visíveis ao mesmo tempo, criando a impressão de que estão alinhados. Astrônomos costumam chamar este fenômeno de “desfile planetário”.

“É uma questão de perspectiva. Se você observar de outro ponto de vista, os planetas não pareceriam alinhados”, afirma a astrofísica Eliade Lima, professora da Unipampa e coordenadora do Clube de Astronomia de Uruguaiana.

O fenômeno será visível no Brasil nesta última semana de fevereiro, cerca de 1h30 após o pôr do sol. Quatro planetas – Saturno, Vênus, Júpiter e Marte – podem ser observados a olho nu, enquanto Urano, Netuno e Mercúrio exigem o uso de telescópio.

Vale ressaltar que, ao utilizar um telescópio, não será possível observar todos os planetas simultaneamente. O equipamento permite a visualização de apenas uma pequena porção do céu por vez, ou seja, será necessário ajustar o telescópio para observar cada planeta individualmente.

Como observar o fenômeno?

No Brasil, os planetas serão visíveis no céu noturno aproximadamente 1h30 após o pôr do sol. Para distinguir os planetas das estrelas, basta observar a luz emitida: enquanto as estrelas costumam cintilar, a luz dos planetas é constante.

Para uma boa observação, o ideal é um céu claro, sem nuvens, um horizonte livre de obstruções (como prédios) e a ausência de poluição luminosa. Mesmo em grandes cidades, como São Paulo, onde a poluição luminosa pode ofuscar as estrelas, é possível observar alguns planetas. Vênus, o planeta mais brilhante após a lua, possui uma luz branca intensa; Marte, com seu brilho avermelhado, e Saturno também são visíveis em áreas com poluição luminosa.

Embora não seja esperado que os planetas formem uma linha exata, eles estarão visíveis dentro de uma faixa do céu, criando um espetáculo visual. “Eles não ficam sempre em linha, fazem uma ‘dança’ dentro dessa faixa. O legal é conseguir ver todos ao mesmo tempo”, explica Lima.

Saturno provavelmente aparecerá mais alto no céu, enquanto Vênus e Júpiter estarão mais próximos do horizonte, o que pode dificultar a observação em áreas com edifícios que bloqueiam a linha de visão.

Para facilitar a localização dos planetas, a astrofísica recomenda dois aplicativos úteis: Stellarium e Skymap, disponíveis para Android e iPhone.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar apreende adolescente e recupera moto furtada no Guanabara

Suspeito de 15 anos tentou fugir e arremessou iPhone contra parede durante perseguição veículo havia sido furtado em abril.

Pizzaria é furtada durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Forno, notebooks e até vara de pescar estavam entre os itens levados, onde parte do material foi localizado em imóvel já conhecido pela polícia.

Mulher é presa por homicídio triplamente qualificado pela Polícia Civil de Três Lagoas

Condenada participou do assassinato brutal de jovem em 2017 e integrava organização criminosa, segundo a Polícia Civil.