21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

A importância do sono para a saúde: recomendações e distúrbios comuns

O sono desempenha um papel crucial para o bem-estar físico, mental e social, assim como a alimentação e a prática regular de exercícios. Dormir bem fortalece o sistema imunológico, previne doenças e contribui para o bom funcionamento do cérebro. De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, a quantidade de sono necessária varia conforme a idade.

Confira as recomendações para cada faixa etária:

  • Bebês de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas
  • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas
  • Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas
  • Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas
  • Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas
  • Adultos: 7 ou mais horas por noite

O Ministério da Saúde destaca dois processos que regulam o sono: o ciclo circadiano e o controle homeostático. O ciclo circadiano, regulado pelo relógio interno no cérebro, controla o ritmo sono-vigília de 24 horas, influenciado pela luz e pela melatonina. A exposição à luz à noite, como o uso de celulares, pode prejudicar esse ciclo e dificultar o sono. Já o controle homeostático está relacionado à quantidade de tempo acordado: quanto mais tempo a pessoa fica sem dormir, mais substâncias são acumuladas no cérebro para promover o sono, que são liberadas durante o descanso. Isso significa que cochilos prolongados podem afetar a qualidade do sono à noite.

Os distúrbios do sono são comuns e incluem mais de 100 condições, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono as mais frequentes. Outros distúrbios incluem apneia central do sono, bruxismo, sonambulismo e movimento periódico de pernas. Esses distúrbios frequentemente estão associados a doenças cardiovasculares, metabólicas, gastrointestinais, psiquiátricas e neurológicas, além de aumentarem o risco de acidentes. O Ministério da Saúde alerta para os impactos desses distúrbios na memória, aprendizado e saúde geral.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.