A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou nesta quinta-feira (20/2) que o Governo do Distrito Federal (GDF) ainda aguarda uma resposta do governo federal sobre o pedido de audiência para tratar do reajuste salarial para as forças de segurança locais. Durante coletiva de imprensa após a abertura da 94ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Celina destacou que a proposta foi encaminhada à Casa Civil, mas não houve retorno até o momento.
“Ainda não responderam. A expectativa é de que isso aconteça nos próximos dias. A gente realmente quer que isso seja materializado”, declarou a vice-governadora.
O reajuste salarial, segundo Celina, foi planejado dentro da capacidade orçamentária do Distrito Federal e depende da aprovação do governo federal para ser implementado. Ela acrescentou que o secretário de Segurança Pública do DF e o governador Ibaneis Rocha estão acompanhando as tratativas. “Foi feito dentro da previsibilidade do nosso orçamento, e acredito que, por esses dias, o governo federal deve finalizar essa questão”, afirmou.
A proposta de reajuste tem como objetivo equiparar os salários das forças de segurança do DF aos da Polícia Federal, com aumentos que podem chegar até 37%, dependendo do cargo. O impacto financeiro estimado é de R$ 2,3 bilhões, valor que será financiado pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal. O pagamento do reajuste está previsto para ser realizado em duas parcelas: a primeira em setembro de 2025 e a segunda em maio de 2026.
Com informações Correio Braziliense