17.6 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Suzano inicia operação de fábrica de ácido sulfúrico na Unidade Ribas do Rio Pardo

Nova fábrica da empresa torna-se a segunda no mundo a integrar a tecnologia de reaproveitamento de Gases Não Condensáveis Concentrados (GNCC) à produção de celulose.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, iniciou em janeiro a operação de sua própria fábrica de ácido sulfúrico na Unidade Ribas do Rio Pardo (MS). Com isso, a unidade, em operação desde julho de 2024, tornou-se a segunda no mundo a integrar a tecnologia de reaproveitamento de Gases Não Condensáveis Concentrados (GNCC) à produção de celulose.

A planta, que atingiu capacidade máxima apenas nove dias após o início da produção e precisou de somente 22 dias para alcançar a especificação desejada do produto, proporciona benefícios operacionais e ambientais significativos, como autossuficiência, redução do tráfego rodoviário, otimização energética e redução do custo de produção. O ácido sulfúrico produzido é utilizado na fabricação de dióxido de cloro, essencial para o branqueamento da celulose, além do tratamento de água e efluentes.

Conforme Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, o início das operações da nova planta representa mais um avanço significativo da fábrica que já é uma das mais modernas e sustentáveis do mundo. “A nossa unidade tem alcançado resultados expressivos desde o início das operações e este novo marco consolida ainda mais a Suzano como referência global em inovação, eficiência e sustentabilidade. Seguindo nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, a estrutura fortalece a autossuficiência da operação e a valorização de subprodutos, ao mesmo tempo em que otimiza os custos operacionais e reduz ainda mais a emissão de gases”, ressalta.

Por meio da conversão do GNCC em ácido sulfúrico, a planta reduz o consumo de enxofre elementar com fonte de enxofre e melhora as emissões atmosféricas. Além dos benefícios ambientais e energéticos, a produção própria do insumo elimina a necessidade de compras externas, reduzindo custos logísticos. Dessa forma, a iniciativa fortalece a economia circular ao agregar ainda mais valor convertendo um subproduto em um insumo estratégico para a indústria.

Unidade Ribas do Rio Pardo

Considerado o maior empreendimento dos 101 anos de história da Suzano, a Unidade Ribas do Rio Pardo foi inaugurada no centenário da empresa como a maior linha única de produção de celulose do mundo, resultado de um investimento de R$ 22,2 bilhões. Com a nova unidade, a capacidade instalada de produção da companhia aumentou de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, um crescimento superior a 20%. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas atuam nas operações industrial, florestal e logística, entre colaboradores próprios e terceiros.

A unidade possui o menor raio médio estrutural da base florestal entre as operações da empresa, com apenas 65 quilômetros entre as áreas de plantio e a fábrica. A tecnologia de gaseificação da biomassa nos fornos de cal reduz significativamente o uso de combustíveis fósseis, que são empregados apenas em partidas e retomadas de produção. Além de ser autossuficiente na produção de ácido sulfúrico, a fábrica também gera seu próprio peróxido de hidrogênio e energia renovável, com um excedente de aproximadamente 180 megawatts (MW) médios, destinado a fornecedores satélites da unidade e exportado para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...