33 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de janeiro, 2026

Diretor de Cultura fala da criação de fundação municipal e de realização de carnaval na Lagoa Maior

Stênio Congro Neto destacou avanços, além de projetos comunitários e planos para um Carnaval popular e inclusivo em Três Lagoas neste ano.

Em entrevista ao programa A Hora da Notícia, da Caçula FM 96,9, nesta terça-feira, 19, o diretor de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas, Stênio Congro Neto, compartilhou os planos para fortalecer a cultura local, ampliar projetos comunitários e promover um Carnaval de rua mais popular em 2025.

Ao assumir o cargo na gestão do prefeito Cassiano Maia, Stênio destacou o peso da tradição familiar e seu compromisso em deixar um legado cultural para a cidade. “Venho de uma família tradicional e sei da importância de valorizar nossos artistas e cuidar do patrimônio cultural. Estamos focados em melhorar a estrutura dos espaços culturais, como o teatro, o museu e a concha acústica, além de organizar a documentação e processos para impulsionar projetos culturais”, afirmou.

Um dos principais projetos da sua gestão é a criação da Fundação Municipal de Cultura. Segundo Stênio, a Fundação trará mais autonomia para captar recursos e apoiar eventos culturais em parceria com entidades locais. “Com a Fundação, poderemos buscar patrocínios e aplicar novos projetos com mais agilidade, descentralizando ações para os bairros, escolas e centros comunitários”, explicou. A previsão é que a fundação esteja em funcionamento nos próximos dois meses.

Stênio destacou seu compromisso com os artistas da cidade, afirmando que a Fundação permitirá mais oportunidades para projetos independentes e maior envolvimento da comunidade artística. “Fiz questão de priorizar artistas locais no Carnaval, com duas bandas da cidade se apresentando diariamente. É fundamental valorizar quem constrói a cultura daqui”, afirmou.

Sobre o CarnaTrês 2025, Stênio anunciou novidades com o tema “Meu Bloquinho na Rua”, resgatando a tradição do carnaval de rua. O evento será realizado de 1º a 4 de março, na Circular da Lagoa Maior, com um trio elétrico animando os foliões. A programação inclui bandas locais e regionais, matinê infantil e parceria com a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), que ficará responsável pela praça de alimentação. “Queremos um carnaval acessível, com baixo custo e muita alegria para toda a família”, destacou.

Outro ponto enfatizado por Stênio foi a importância de resgatar a história de Três Lagoas e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os moradores. “Queremos que os três-lagoenses conheçam e se orgulhem de suas raízes, entendendo a importância de nomes como Antônio Trajano e Eloy Chaves. Nossa ideia é incluir esse conhecimento nas escolas e eventos culturais”, pontuou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão da Câmara aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

Proposta eleva afastamento de cinco para 20 dias em casos de internação hospitalar prolongada do recém-nascido A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e...

Termina hoje o prazo para contestar resultado do Selo Nacional de Alfabetização

Pedidos de reconsideração devem ser enviados por gestores das redes de ensino por meio do sistema do MEC Encerra-se nesta sexta-feira, dia 23, o prazo...

Adesão ao Mais Médicos: Especialistas termina neste domingo

Estados, municípios e o Distrito Federal podem solicitar participação ou ajustes para ampliar a oferta de especialistas no SUS Estados, municípios e o Distrito Federal...