Esporte – 15/12/2012 – 12:12
Em um encontro com a imprensa internacional neste sábado em Tóquio, o presidente da Fifa Joseph Blatter fez comentários sobre os incidentes ocorridos no Morumbi na última quarta-feira, quando a final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre foi interrompida no intervalo em razão de um confronto violento nos vestiários. O dirigente afirmou que o caso serve de aviso para a organização do Mundial 2014.
No incidente, o São Paulo foi declarado campeão após a recusa do adversário argentino de voltar a campo para a disputa do segundo tempo. Neste ponto, a equipe brasileira vencia a partida por 2 a 0. O Tigre alega que seus jogadores foram agredidos por seguranças do tricolor paulista e por policiais militares no intervalo do jogo, já nos vestiários, após pequena confusão em campo.
No futebol existe tantas emoções, muita paixão, que ás vezes isso não pode ser controlado. Sobre esses incidentes, o que tenho a dizer é que é um aviso para os organizadores da Copa do Mundo, e de todas as outras competições. A segurança é uma questão das autoridades, da polícia, do exército, ou sei lá. Não temos poder no futebol de cuidar da segurança. O que podemos ter é princípios em nossos torneios”, comentou Blatter sobre o caso.
“É uma pena que os times não puderam jogar a segunda parte do jogo, por diversas razões. Mas a verdade é que a origem da violência está na nossa sociedade.. A história da humanidade nos mostra que antes da criação do futebol já existia a violência”, acrescentou o dirigente suíço.
Na última sexta-feira, a direção do Tigre manifestou que espera impugnar o resultado da partida no Brasil, enquanto que a Conmebol ratificou o título da Sul-Americana a favor do São Paulo.
Fonte: Uol