Internacional – 14/12/2012 – 15:12
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira que a Marinha sul-coreana encontrou pedaços do primeiro estágio do foguete lançador, que serão examinados para tentar avaliar seu nível tecnológico.
O fragmento foi recuperado ainda na quarta-feira, dia do lançamento, a uma profundidade de 80 metros e já se encontra na base militar de Pyeongtaek, a cerca de 40 quilômetros de Seul, para ser analisada, de acordo com um porta-voz do ministério.
Efe
Soldado sul-coreano vigia peça de foguete norte-coreano Unha-3, que foi lançado na quarta
O objeto mede 7,6 metros de comprimento por 2,4 metros de diâmetro e nele está escrito o nome do foguete, Unha.
A análise da peça do foguete, que pertence à primeira de suas três fases, deve obter dados sobre a tecnologia usada pelo país comunista para lançar o projétil, cujo alcance é de mais de 10 mil quilômetros, de acordo com diversos órgãos sul-coreanos e técnicos americanos, com experiência na análise de mísseis desenvolvidos pela antiga União Soviética e pelo Irã, de acordo com o ministério.
Festa
Milhares de soldados e civis norte-coreanos celebraram nesta sexta-feira, no centro de Pyongyang, o sucesso do lançamento de um foguete de longo alcance que colocou um satélite em órbita na quarta-feira, ao mesmo tempo que o governo prometeu outros testes no futuro, desafiando as advertências da comunidade internacional.
A poucos dias de completar um ano à frente do regime comunista, Kim Jong-un proclamou a “firmeza inquebrável” da Coreia do Norte para prosseguir com o programa de foguetes, apesar da condenação da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos pedidos de novas sanções.
O ato de celebração na capital norte-coreana, exibido pela televisão estatal, foi organizado antes do aniversário da morte do pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, na próxima segunda-feira.
A multidão reunida na praça Kim Il-sung aclamou os discursos para celebrar o lançamento do foguete Unha-3 e elogiar a “coragem e sabedoria” do novo líder do país.
Fonte: Folha de São Paulo


