26.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Diretora de Veículos do DETRAN fala sobre novo serviço de transferência digital em MS

Priscila Rezende reforçou que dispositivo permite que compradores e vendedores realizem todo o processo de transferência de propriedade de forma 100% digital.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS) lançou um novo serviço de transferência digital de veículos, que promete agilizar e tornar mais seguras as transações entre compradores e vendedores. A novidade foi detalhada pela diretora de Veículos do Detran-MS, Priscila Rezende, em entrevista ao programa “A Hora da Notícia“, da Caçula FM 96,9, nesta terça-feira, 11.

A transferência digital ocorre por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo Priscila Rezende, o processo é totalmente digital e dispensa a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. “O vendedor informa os dados do comprador no aplicativo e assina digitalmente pelo Gov.br. O comprador recebe a notificação na CDT, confirma a transação e assina eletronicamente. Em seguida, é feita a vistoria eletrônica do veículo e a emissão do novo documento ocorre automaticamente”, explicou.

Um dos grandes diferenciais do serviço é a celeridade. Antes, o processo exigia deslocamento até uma unidade do Detran, agendamento prévio e espera em filas. Agora, a transferência pode ser feita de qualquer lugar, com apenas alguns cliques. “Com a digitalização, eliminamos etapas burocráticas e evitamos fraudes, já que o sistema do Gov.br utiliza criptografia e autenticação segura para evitar qualquer tipo de adulteração”, destacou a diretora.

Apesar dos benefícios, a diretora explicou que algumas restrições ainda precisam ser ajustadas. “No caso de veículos financiados ou com pendências, a transferência digital não é finalizada até que a regularização seja feita junto à instituição financeira ou ao Detran”, pontuou Priscila. No entanto, melhorias no sistema estão sendo implementadas para facilitar esses casos.

O novo serviço já começou a ser utilizado pela população. Segundo Priscila, 14 mil transações de compra e venda já foram iniciadas por meio da CDT. “Estamos em fase de divulgação e incentivamos os proprietários a testarem essa nova forma de transferência, que é mais rápida, segura e sem custos adicionais”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-Feira (2) é ultimo dia para pedir isenção de taxa do Enem

Para os interessados solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23h59 (horário de...

UFMS oferece 50 vagas de estágio remunerado em diversas áreas

Os interessados têm até o dia 5 de maio, próxima segunda-feira, para se inscrever para o processo seletivo de estágio, da Universidade Federal...

Detran e PGE inauguram núcleo para agilizar cumprimento de decisões judiciais na segunda-feira (5)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) inauguram nesta segunda-feira (05) o Núcleo de...