23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Senai anuncia atendimento a 10,8 Mil empresas em 2025

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou, nesta segunda-feira (10), que prestará atendimento a 10,8 mil micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em 2025, visando melhorar o desempenho e a produtividade. No ano passado, aproximadamente 8 mil MPMEs receberam consultorias focadas na eficiência energética, tecnologias da indústria 4.0, internet das coisas e manufatura enxuta.

Em 2024, mais de 6,5 mil atendimentos foram direcionados ao aumento da eficiência energética, manufatura enxuta e transformação digital, enquanto outras 1,2 mil empresas receberam tecnologias da indústria 4.0, como internet das coisas e inteligência artificial.

Essas consultorias, realizadas pelo programa Brasil Mais Produtivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), resultaram em um aumento de 27,75% na produtividade e uma redução de 17,95% no consumo de energia das empresas atendidas.

Para 2025, a meta é realizar cerca de 10,8 mil atendimentos, sendo 7.689 consultorias e 3.120 com tecnologias de fábricas inteligentes, segundo o Senai.

Entre os serviços oferecidos, destaca-se a possibilidade de elaboração de um plano de transformação digital completo, com acesso a linhas de crédito exclusivas para médias empresas. Para pequenas empresas, há apoio para ações de transformação digital e desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias da indústria 4.0, com baixo custo e alto impacto.

Empresas que desenvolvem tecnologias podem submeter propostas aos institutos Senai e receber até 70% do custo de desenvolvimento e aplicação de soluções 4.0. Esses recursos, que são não reembolsáveis, devem ser aplicados em até 15 meses.

A chamada mais recente, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), aprovou 33 projetos que receberão R$ 16,8 milhões, beneficiando 971 MPMEs.

Brasil mais produtivo

O programa Brasil Mais Produtivo visa aumentar a produtividade das MPMEs por meio de cursos, materiais e ferramentas de transformação digital. Até 2027, serão destinados R$ 2 bilhões para consultorias, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, além da formação profissional dos trabalhadores e gestores das empresas.

A meta é atender presencialmente 93 mil empresas. Para micro e pequenas empresas, os atendimentos são gratuitos, enquanto para médias empresas, são subsidiados.

Empresários interessados devem acessar o site do Brasil Mais Produtivo ou da Plataforma Inovação para a Indústria. Além das consultorias, as empresas recebem cursos de aperfeiçoamento profissional para perpetuar o conhecimento e as ações repassadas pelos consultores.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...