22 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Desmatamento no Cerrado cai 33%, mas especialistas alertam para números alarmantes

Em 2024, o desmatamento no Cerrado registrou uma queda de 33%, somando 712 mil hectares de vegetação destruída, contra 1 milhão no ano anterior, conforme dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado). Embora a redução seja positiva, especialistas ainda consideram os números preocupantes, já que a área desmatada supera o tamanho do Distrito Federal.

A pesquisa destaca que, apesar de políticas de combate, o Cerrado continua com números alarmantes quando comparado a outros biomas, como a Amazônia. A maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas, especialmente na região do Matopiba, onde 82% da destruição ocorreu. Municípios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia foram os mais afetados.

Além disso, unidades de conservação também sofreram impactos, representando 5,6% da área desmatada. A continuidade do monitoramento e o fortalecimento das políticas públicas são essenciais para evitar danos irreversíveis ao bioma.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Incêndio assusta moradores em condomínio no bairro Novo Oeste em Três Lagoas

Chamas começaram em extensão usada para carregar celular, onde bombeiros agiram rápido e evitaram tragédia maior.

“Idoso não é invisível”: Presidente do Conselho reforça papel de conferência em Três Lagoas

Márcio Oliveira foi ao programa Toninha Campos divulgar a 4ª Conferência Municipal dos Idosos, que acontece nesta sexta (4), na UFMS O presidente do Conselho...

Mais da metade dos pacientes internados por doenças respiratórias não se vacinaram

Apenas 40,2% das pessoas atualmente internadas por doenças respiratórias, residentes em Três Lagoas, tomaram a vacina contra a Gripe/Influenza, segundo dados da Vigilância Epidemiológica...