26.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Integrantes de Comitê de Combate ao Aedes destacam aumento dos casos de Dengue em Três Lagoas

Alcides Ferreira, Geórgia Medeiros e Jamila Gomes reforçaram o combate às arbovires e também da colaboração dos três-lagoenses na luta contra o mosquito.

Diante do aumento da dengue em Três Lagoas, além do surgimento de casos positivos do tipo 3 da doença após mais de 15 anos, o Comitê de Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou sua primeira reunião de 2025 no último dia 30 de janeiro, para discutir as estratégias de prevenção e enfrentamento das arboviroses na região, além de medidas que precisam ser tomadas em relação à redução de casos no município.

Em entrevista ao “A Hora da Notícia” da Caçula FM 96,9 desta quarta-feira, 05, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Jamila Gomes, do coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira, e da coordenadora do Setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e presidente do Comitê, Georgia Medeiros explicaram sobre as ações discutidas, além das decisões tomadas visando o combate às arboviroses em geral na cidade, já que foi emitido um alerta após o aumento dos casos.

Durante a conversa, Georgia Medeiros alertou sobre o aumento de casos confirmados de dengue tipo 3 na cidade, que subiram de três para dez em curto espaço de tempo. Segundo ela, a situação é preocupante, pois a população não está imunizada contra esse sorotipo, que não circulava há mais de uma década na região. Além disso, outros vírus, como a febre amarela e a febre Oropuchi, que têm sido registrados em estados vizinhos, também estão no radar das autoridades de saúde.

“O objetivo das reuniões do Comitê é criar estratégias de prevenção e orientação. Convidamos toda a população a participar, independentemente de vínculo com instituições ou empresas. Escolas, associações de bairro, igrejas e a comunidade em geral são bem-vindas”, destacou Georgia, anunciando que a próxima reunião será no dia 27 de fevereiro, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Alcides Ferreira enfatizou a gravidade do retorno da dengue tipo 3, relembrando que a última circulação desse sorotipo resultou em hospitalizações e óbitos. “Com o calor e as chuvas frequentes, a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta. O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, indicou um índice de 3,9%, significando que a cada 100 imóveis, quatro possuem focos do mosquito. Destes, 86% estão dentro das residências, o que reforça a necessidade de a população agir”, alertou.

Jamila Gomes, do NEPS, destacou o papel fundamental do núcleo na capacitação de profissionais da saúde para o manejo clínico da dengue, além das estratégias de prevenção e atualização dos protocolos ministeriais. Segundo a coordenadora, desde a criação do núcleo, em 2022, foram realizadas 25 capacitações específicas sobre arboviroses, incluindo dengue, com a participação de mais de mil profissionais da rede municipal de saúde. A coordenadora enfatizou a importância dessas formações para garantir atendimento qualificado e reduzir a mortalidade causada pela doença.

“A atualização dos protocolos é essencial. Os profissionais de saúde nem sempre têm tempo para ler documentos extensos, então nossa função é traduzir essas informações e capacitar cada categoria, desde médicos até agentes comunitários, garantindo um atendimento mais eficiente à população”, explicou.

Jamila também destacou avanços como a chegada dos testes rápidos para dengue e a vacinação contra a doença, atualmente disponível para adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, alertou para a baixa adesão à segunda dose, essencial para a imunização completa. “A primeira dose teve boa procura, mas muitos adolescentes não retornaram para completar o esquema vacinal. É fundamental que as famílias se atentem a isso para garantir a proteção contra a dengue”, ressaltou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-Feira (2) é ultimo dia para pedir isenção de taxa do Enem

Para os interessados solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23h59 (horário de...

UFMS oferece 50 vagas de estágio remunerado em diversas áreas

Os interessados têm até o dia 5 de maio, próxima segunda-feira, para se inscrever para o processo seletivo de estágio, da Universidade Federal...

Detran e PGE inauguram núcleo para agilizar cumprimento de decisões judiciais na segunda-feira (5)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) inauguram nesta segunda-feira (05) o Núcleo de...