34.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de setembro, 2025

Brasil responderá com reciprocidade se EUA impuserem taxas, afirma Lula

Nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso o governo dos Estados Unidos decida taxar produtos brasileiros, o Brasil aplicará o princípio da reciprocidade. Em entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula disse: “É lógico. O mínimo de decência que merece um governo é utilizar a lei da reciprocidade.”

O presidente dos EUA, Donald Trump, vem prometendo tarifas a diversos países com superávit comercial com os Estados Unidos, incluindo China, México e Canadá. O Brasil, em situação oposta, tem déficit comercial com os EUA e ainda não foi taxado diretamente, mas pode sofrer consequências da guerra de tarifas.

Lula destacou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite a taxação de até 35% para qualquer produto importado. Ele afirmou que o ideal seria uma redução mútua das taxas, mas que, se os EUA ou qualquer outro país aumentarem os impostos para o Brasil, o país responderá com reciprocidade.

O presidente também comentou que o mundo precisa de paz e serenidade, defendendo a volta da diplomacia e a harmonia entre os países. Lula criticou o isolamento dos EUA, ressaltando a importância de boas relações internacionais.

Alerta sobre bravatas de Trump

Na entrevista, Lula alertou sobre as “bravatas” de Trump, afirmando que ninguém pode viver de bravata a vida inteira e que é importante focar em questões sérias. Ele citou exemplos de declarações polêmicas de Trump, como a intenção de ocupar a Groenlândia e mudar o nome do Golfo do México.

Recepção de deportados

O presidente brasileiro garantiu que o governo recepcionará os cidadãos deportados dos EUA. Um novo voo com brasileiros está previsto para chegar ao país na próxima sexta-feira (7), vindo da Luisiana para Fortaleza, no Ceará. Lula explicou que o governo trata a situação como repatriação e não deportação, oferecendo assistência médica e cidadania aos repatriados.

Recentemente, um avião fretado pelo governo dos EUA trouxe 88 brasileiros deportados que relataram maus-tratos durante o voo. Lula destacou que, ao desembarcarem no Brasil, os cidadãos estão sob a legislação brasileira.

Desde 2018, o Brasil concordou com voos de repatriação para abreviar o tempo de permanência de seus nacionais em centros de detenção norte-americanos. Lula afirmou que o governo brasileiro cuidará dos deportados com respeito e dignidade.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil identifica autor de espancamento que matou morador de rua em Três Lagoas

Homem de 27 anos confessou agressões motivadas por furto, onde vítima não resistiu aos ferimentos e corpo será trasladado para o estado de Goiás

Três Lagoas divulga novo mapa de calor com foco no combate ao Aedes aegypti

Levantamento da Semana Epidemiológica 33 aponta áreas com maior concentração de ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Adolescente de 15 anos é apreendido pela Polícia Civil com drogas em Três Lagoas

Durante ação da SIG, foram encontradas 21 porções de maconha prontas para a venda, onde jovem já era investigado por tráfico e outros atos infracionais