34.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

Brasileiro paga o maior tributo por minuto de ligação no celular

Economia – 13/12/2012 – 13:12

O minuto de celular no Brasil é de longe o mais tributado na América Latina, segundo pesquisa da consultoria Deloitte a pedido da GSMA (Associação do Sistema Global de Comunicação Móvel).

Segundo o relatório lançado nesta semana, o custo reduz o consumo de telefonia móvel, apesar da popularidade do serviço no país.

A carga tributária sobre os serviços de telefonia móvel (pós e pré-pago) no país é de 37%, em média. Já na República Dominicana, segundo colocado, é de 27%.

Individualmente, o Brasil é o país com mais conexões de telefonia móvel, com 48% do total das linhas. Fechou o segundo semestre de 2012 com 260,4 milhões, mais de três vezes e meia o total do México, segundo colocado.

Esses números credenciam o país como o quarto maior mercado do mundo em linhas de celular, atrás de China, Índia e EUA. No entanto, segundo o relatório, o consumo médio de minutos está longe do topo na região.

A média brasileira é de 120 minutos ao mês, longe da do líder México, de 200 minutos.

O principal vilão apontado é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), aplicado pelos Estados. “O imposto no Brasil não é feito de uma forma clara para o cliente”, diz Eduardo Levy, presidente do Sinditelebrasil (sindicato das operadoras)

Editoria de arte/Folhapress

Embora as alíquotas estaduais variem de 25% a 35%, a fórmula como o imposto é calculado adiciona um acréscimo entre 33,3% e 54% do valor do serviço à conta final. “Não vou dizer que é um assalto, mas é um absurdo.”

Segundo o relatório, a tributação da telefonia no Brasil pode ser equiparada à alta carga aplicada pelo governo ao tabaco e ao álcool para desencorajar o consumo.

“Entretanto, a aplicação desse raciocínio no contexto dos serviços móveis que geram impacto social positivo não parece apropriado”, afirma a entidade.

Em 2011, o impacto total do setor de telecomunicações na economia foi de US$ 177 bilhões. O cálculo considera desde impostos pagos e empregos criados a acréscimos na produtividade de atividades empresariais como o m-banking e comunicação máquina-a-máquia (como as maquininhas de cartão de crédito).

O estudo conclui: a telefonia e banda larga móvel tem sido tratadas como “oportunidades significantes” pelos governos da região para promover uma inclusão social na América Latina, porém, “políticas que criam barreiras ao consumo e desencorajam o investimento no setor aparecem inconsistentes com esses objetivos”.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dívida Zero: Secretária detalha Refis 2025 em entrevista à Caçula FM

Secretária de Finanças, Soyla Garcia, detalha no programa Hora da Notícia as condições especiais para quitar débitos municipais A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e...

Vantagens de abrir conta digital para quem quer fugir da burocracia dos bancos

Abrir uma conta bancária já foi sinônimo de enfrentar filas, juntar papelada, assinar contratos e esperar dias pela aprovação. Mas esse cenário vem mudando...

Circo multicultural ocupa a praça Ramez Tebet com espetáculo gratuito neste sábado

“O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias” chega à cidade com números circenses, teatro e influências da cultura árabe