37.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Surto de cólera em Angola resulta em 51 mortes e 1.280 casos

O surto de cólera declarado em Angola em 7 de janeiro causou a morte de 51 pessoas até o momento, incluindo três óbitos nas últimas 24 horas, com 64 novos casos registrados, totalizando 1.280 casos, conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Dos 64 novos casos, 29 ocorreram na província do Bengo, que ultrapassou Luanda (26 casos) e os restantes nove casos foram na província do Icolo e Bengo. As mortes também ocorreram nessas províncias, com 200 pessoas atualmente internadas com cólera.

A distribuição dos casos em Angola é a seguinte: 845 em Luanda, 225 em Icolo e Bengo, 201 no Bengo, 4 em Huambo, 3 em Malanje e 2 na Huíla. As idades dos afetados variam de 2 a 100 anos.

Os 51 óbitos foram registrados em Luanda (34), Bengo (10) e Icolo e Bengo (7). O grupo etário mais afetado é o de 2 a 5 anos, com 214 casos e 10 óbitos, seguido pelo grupo de 10 a 14 anos, com 170 casos e três óbitos.

A cólera está associada a deficientes condições de saneamento básico e abastecimento de água. O Ministério da Saúde recomenda que pessoas com sintomas de vômitos e diarreia líquida procurem uma unidade de saúde, bebam muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e preparem soro caseiro (um litro de água fervida ou tratada com duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal).

Com informações RTP Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...