21.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Três Lagoas fica entre os 14 municípios mais quentes de MS em 2024, segundo CEMTEC

Município registrou cerca de 42,7 °C em 25 de setembro — 1 °C a menos que Aquidauana, na região sul, que foi a cidade mais quente do estado no ano passado.

Dados divulgados nesta terça-feira, 28, pelo CEMTEC MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) de Mato Grosso do Sul comprovaram o que já era apontado por muitos em relação ao clima do estado: o ano de 2024 foi o mais quente dos últimos 30 anos. Cerca de 14 municípios registraram temperaturas que ultrapassaram a casa dos 40 °C, entre eles, Três Lagoas.

Nos números gerais — os quais são medidos desde 1994, a cidade de Aquidauana, no sul do estado, registrou 43,7 °C no dia 7 de outubro, sendo a temperatura mais alta a ser registrada no ano passado. Já Três Lagoas também registrou máximas que passaram dos 40 °C, sendo 42,7 °C, no dia 25 de setembro, segundo o CEMTEC.

Além das altas temperaturas, o destaque também ficou para a baixa umidade relativa do ar, onde Três Lagoas divide o pódio de município mais seco de MS com Água Clara, Aquidauana, Coxim, Paranaíba e Sonora, nos dias 07 de outubro, 08 de setembro, e nos dias 03 e 04 de setembro do ano passado — cerca de 7%.

Mas, ao contrário do que se pensa, o frio também passou pelo leste de Mato Grosso do Sul, onde Três Lagoas chegou a marcar, no dia 10 de agosto, a mínima de 7,5 °C. Rio Brilhante, no sudoeste do estado, marcou — 0,3 °C, sendo a mais baixa temperatura registrada, no dia 26 de agosto.

Agora, falando das chuvas, a cidade ficou em terceiro lugar entre as que tiveram o maior número de precipitação acumulada em 24h, onde Três Lagoas marcou cerca de 112,6 mm, no dia 15 de fevereiro. A liderança ficou com Aral Moreira, também na região sudoeste, com 231,2 mm, no dia 3 de fevereiro do ano passado.

Em âmbito estadual, a média das temperaturas ficou na casa dos 26,1 °C em 2024, cerca de dois graus acima do padrão observado nos últimos 20 anos, segundo o CEMTEC. Já nas chuvas, o acumulado preocupou, em comparação com os últimos dois anos, mesmo com alguns dos pontos monitorados marcarem chuvas acima da média histórica. Mesmo assim, Bataguassu, no leste do estado, registrou pancadas de chuva elevadas — cerca de 87,4 mm, aproximadamente 33 milímetros a mais do esperado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador oferece 124 vagas de emprego nesta sexta-feira em Três Lagoas

Maior número de oportunidades é para auxiliar de produção, vendedor e operador de máquinas A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 124 vagas...

Enem 2025: confira como acessar o local de prova e evitar atrasos

Cartão de Confirmação deve ser consultado na Página do Participante A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo...

Isenção do IR deve estimular consumo e reduzir desigualdade, apontam especialistas

Projeto aprovado no Congresso isenta quem ganha até R$ 5 mil e aumenta tributo para rendas mais altas, sanção é esperada na próxima semana O...