27.1 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Cientistas brasileiros encontraram microplásticos em cérebros humanos

Pesquisadores da faculdade de medicina da USP, juntamente com profissionais da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, identificaram microplásticos em cérebros humanos pela primeira vez na história. O estudo, publicado em setembro de 2024, reconheceu fibras e partículas de microplásticos em 8 dos 15 cérebros estudados.

Sobre o estudo

Já se conhecia, até então, a presença de microplásticos no intestino, no fígado, pulmões e até no sêmen. Entretanto, no cérebro é inédito. A pesquisa notou que, ao analisar cérebros de pessoas já falecidas e que moraram em São Paulo por pelo menos 5 anos, as partículas localizadas foram encontradas no bulbo olfatório, região responsável por processar odores no sistema nervoso central, indicando que o microplástico foi absorvido pela respiração.

Danos para a saúde

As partículas de plástico presentes no ar são tão pequenas que terminam sendo absorvidas por células, resultando no atrapalho do funcionamento ideal, causando danos ainda piores em cérebros em formação.

Cabe ressaltar que, por ser um estudo recente, os cientistas ainda estão estudando as reais consequências de um mundo repleto de plásticos para o organismo humano.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara

MS Florestal oferece 15 vagas com contratação imediata e formação prática em manutenção de máquinas pesadas A MS Florestal está com inscrições abertas para o...

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023