15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Saúde e Esporte firmam cooperação para inclusão de pessoas com deficiência

Os Ministérios da Saúde e do Esporte anunciaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover políticas públicas integradas voltadas para pessoas com deficiência, incluindo transtorno do espectro do autismo (TEA). A iniciativa visa implementar a prática do paradesporto em centros de reabilitação especializados da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Em nota oficial, o Ministério da Saúde destacou que a cooperação busca fortalecer os cuidados intersetoriais, promovendo o intercâmbio de programas, conhecimentos e experiências. O acordo também pretende ampliar a cooperação técnico-científica entre os ministérios, reafirmando o compromisso do Brasil com a inclusão social, a promoção dos direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “A prática esportiva ocupa um lugar central nesse esforço”, afirma o ministério.

Além disso, o comunicado ressaltou outras frentes de ação para a ampliação e manutenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a construção de novos centros especializados de reabilitação (CER) e novas oficinas ortopédicas, visando cobrir vazios assistenciais no país.

No âmbito do Ministério do Esporte, as responsabilidades da Secretaria Nacional do Paradesporto incluem a promoção e fortalecimento de ações e programas paradesportivos, especialmente no Programa TEAtivo, o fomento ao avanço científico e tecnológico relacionado à atividade física para pessoas com deficiência, o compartilhamento de informações sobre políticas públicas paradesportivas e a cooperação na geração e difusão de conhecimentos técnico-científicos.

Já para o Ministério da Saúde, a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde ficará responsável por intermediar parcerias com outros órgãos governamentais que possam contribuir com ações relacionadas, cooperar na geração e difusão de conhecimentos técnico-científicos, compartilhar informações sobre políticas públicas de saúde destinadas a pessoas com deficiência, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, e colaborar para a divulgação e conscientização do público envolvido, visando alcançar os resultados esperados de ações, projetos e programas previstos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Futebol de MS busca reabilitação com técnico que criticou Neymar

René Simões vai ministrar curso de 20 horas em Campo Grande Citando Mato Grosso do Sul como “um estado que respira futebol”, mesmo tendo 2º...

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.