Economia – 12/12/2012 – 14:12
Os produtos para a Ceia de Natal estão mais caros, segundo uma pesquisa do Instituo de Perícias Científicas (IPC) de Campo Grande. O levantamento mostra que o gasto total com a ceia neste ano será, em média, 9% maior do que em 2011.
As carnes natalinas tiveram maior alta nos preços. O presunto está 49% mais caro, o chester teve alta no preço de 29% e o peru 22%. Preparar uma bacalhoada também ficará mais caro em 2012. Além do preço do bacalhau tipo ling, que subiu 13%, e do bacalhau do porto, que subiu 7%, outros ingredientes utilizados na bacalhoada também ficaram mais caros.
A batata teve alta de 48% no preço e a cebola está quase 30% mais cara, além do tomate e da azeitona, que tiveram alta de 19% e 2%, respectivamente. O preço do azeite de oliva permaneceu estável.
Os produtos tradicionais como o arroz e o feijão tiveram alta de 62% e 38%, respectivamente. Ao contrário dos produtos que estão mais caros, a carne de carneiro apresentou queda de mais de 39% no preço.
Frutas
Para a mesa de frutas, o gasto também será maior com o abacaxi, que subiu 10%, além da ameixa (6%), da laranja (2%), da maça (18%). A manga e a melancia também tiveram aumento no preço em 14%. O preço do pêssego caiu mais de 30% e da nectarina também, em 7%. Já o panetone ficou em média 15% mais caro, segundo a pesquisa.
Bebidas
As bebidas tradicionais de fim de ano também tiveram variação nos preços. A cerveja aumentou em média 11% e os refrigerantes quase 6%. Os vinhos nacionais ficaram 25% mais caros e os espumantes 6% mais baratos.
Os especialistas recomendam que o consumidor faça pesquisa de preços para economizar na Ceia de Natal. Outra alternativa será esperar pela redução preço de alguns produtos, pois os supermercados sempre fazem algumas promoções nos dias próximos ao Natal.
Fonte: G1