22.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

HRMS utiliza toxina botulínica para tratamento de doenças neurológicas

A equipe de Neurologia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) está empregando toxina botulínica no tratamento de distonias, doenças neurológicas que causam contrações musculares anormais e involuntárias, levando a dores musculares, torcicolos, deformidades nos membros e articulações, além de estigma social.

O tratamento, disponível para pacientes ambulatoriais encaminhados pela regulação estadual, foi aplicado pela primeira vez pela médica neurologista Aline Kanashiro. A distonia, segundo Kanashiro, pode ter uma causa evidente, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou traumatismo craniano, ou ser idiopática, sem causa definida.

Nos casos tratados, a toxina botulínica reduz o excesso de contração muscular, aliviando os sintomas ao interromper os estímulos excessivos para a contração muscular e reduzindo ou eliminando os espasmos. O tratamento é paliativo, com reaplicações necessárias a cada quatro a seis meses.

“Implantamos o Ambulatório de Toxina Botulínica no HRMS para garantir que esses pacientes tenham uma opção de tratamento e melhora da qualidade de vida. Também ampliamos as áreas de atuação da Neurologia do HRMS e proporcionamos a disseminação do conhecimento, já que temos o Programa de Residência Médica em Neurologia”, explica a neurologista.

A primeira paciente a receber o tratamento foi a aposentada Reny Garnacho, 86 anos, diagnosticada com blefaroespasmo desde 2009, um transtorno que causa contrações involuntárias das pálpebras, resultando em piscar involuntário e fechamento dos olhos.

“Por conta disso, quase não conseguia dirigir e ler, pois meus olhos fechavam demais”, relata Reny.

A diretora-técnica do HRMS, Patrícia Rubini, destaca que a implantação do ambulatório e a oferta desse tratamento resultaram de esforços conjuntos com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Iniciamos as tratativas no segundo semestre do ano passado. Com o apoio da SES e da Casa da Saúde, conseguimos treinamento da equipe de enfermagem, habilitação e a disponibilização da toxina botulínica”, relembra.

Com informações Agência de Notícias do MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 117 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades abrangem desde funções operacionais até especializadas, com maior número de vagas para auxiliar de produção, operador de máquinas e pedreiro. A Casa do Trabalhador...

LOA 2026 começa a ser votada nesta quinta na Assembleia Legislativa de MS

Projeto estima orçamento de R$ 27,19 bilhões e abre discussão para definição de gastos do Estado no próximo ano A Assembleia Legislativa de Mato Grosso...

Carreira policial lidera interesse de concurseiros em MS para 2026

Expectativa é alta para editais da PMMS, Guarda Civil Metropolitana, Prefeitura de Campo Grande e Assembleia Legislativa Faltando menos de dois meses para 2026, concurseiros...