29.9 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Estudo revela mecanismo do Zika que agrava microcefalia

Um estudo publicado na revista mBio revelou que o vírus Zika sequestra a proteína ANKLE2, essencial para o desenvolvimento cerebral. Isso amplifica a replicação do vírus e seus efeitos, especialmente em gestantes, devido à capacidade do Zika de atravessar a placenta. Essa descoberta pode abrir novos caminhos para vacinas e tratamentos.

Priya Shah, autora principal do estudo, destacou a importância da ANKLE2 na infecção. Outros vírus, como dengue e febre amarela, também utilizam essa proteína. A pesquisa mostrou que silenciar o gene ANKLE2 em células humanas reduz significativamente a replicação do Zika.

Henrique Freitas, neurologista, explicou que a interação entre o Zika e a ANKLE2 compromete o desenvolvimento cerebral das crianças. O estudo também revelou que o Zika utiliza a ANKLE2 para infectar células de mosquitos, sugerindo a relevância dessa relação em diferentes hospedeiros.

Os resultados sublinham a complexidade dos mecanismos de infecção viral e a necessidade de abordagens interdisciplinares para combater infecções emergentes.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário...

Interno morre durante partida de futebol em presídio de Três Lagoas

Detento de 38 anos sofreu mal súbito durante jogo, onde Polícia Civil investiga causa da morte.

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

Não esqueça o documento oficial com foto e a caneta preta transparente As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão...