33.9 C
Três Lagoas
domingo, 5 de abril, 2026

Estudo revela mecanismo do Zika que agrava microcefalia

Um estudo publicado na revista mBio revelou que o vírus Zika sequestra a proteína ANKLE2, essencial para o desenvolvimento cerebral. Isso amplifica a replicação do vírus e seus efeitos, especialmente em gestantes, devido à capacidade do Zika de atravessar a placenta. Essa descoberta pode abrir novos caminhos para vacinas e tratamentos.

Priya Shah, autora principal do estudo, destacou a importância da ANKLE2 na infecção. Outros vírus, como dengue e febre amarela, também utilizam essa proteína. A pesquisa mostrou que silenciar o gene ANKLE2 em células humanas reduz significativamente a replicação do Zika.

Henrique Freitas, neurologista, explicou que a interação entre o Zika e a ANKLE2 compromete o desenvolvimento cerebral das crianças. O estudo também revelou que o Zika utiliza a ANKLE2 para infectar células de mosquitos, sugerindo a relevância dessa relação em diferentes hospedeiros.

Os resultados sublinham a complexidade dos mecanismos de infecção viral e a necessidade de abordagens interdisciplinares para combater infecções emergentes.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atividades do SCFV Tia Nega são suspensas temporariamente para manutenção em Três Lagoas

Unidade passa por reparos estruturais e atendimento será retomado no dia 8 de abril

Unidade de saúde passa por manutenção, mas mantém atendimentos em Três Lagoas

Obras começam na próxima semana e fazem parte de melhorias estruturais na rede municipal

Encenação da Paixão de Cristo emociona fieis em Três Lagoas

Celebrações marcaram momento de fé e reflexão, com participação de cerca de 150 integrantes em apresentação tradicional