35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Governo reafirma: sem mudanças na legislação de patentes para o Ozempic

Após a divulgação de que a fabricante do Ozempic sugeriu mudanças nas regras de patentes, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio afirmou que “não há previsão para alterar a legislação de propriedade industrial” do país.

Em dezembro, o presidente e CEO Global da Novo Nordisk, empresa dinamarquesa que fabrica o Ozempic, realizou uma reunião virtual com o vice-presidente e chefe do ministério, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo o ministério, sem alterar a lei de patentes, o governo se compromete a reduzir o tempo que os laboratórios levam para obter o registro de medicamentos, sem afetar o limite de prazo das patentes. Em nota, o ministério informou que o prazo de registro já caiu de 6,9 anos para 4,4 anos desde janeiro de 2023.

No Brasil, o período máximo que as farmacêuticas podem garantir a exclusividade sobre a produção de medicamentos é de 20 anos. No entanto, laboratórios argumentam que o país deveria prolongar esse período devido à demora na obtenção do registro dos remédios. Isso poderia estender a vida útil das patentes.

No caso do Ozempic, a quebra de patente está prevista para 2026, o que poderia reduzir o preço do medicamento, conhecido por sua ação emagrecedora. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional um artigo da Lei de Propriedade Industrial que permitia que as patentes durassem mais de vinte anos. Em 2023, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou pedido da Novo Nordisk para prorrogar a patente do Ozempic até 2036.

O debate sobre as patentes continua, mas o governo reafirma seu compromisso em agilizar os processos de registro, mantendo a legislação vigente.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros