27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Governo Lula aumenta sigilo por mais 100 anos

Nos primeiros dois anos de mandato, o governo Lula registrou um aumento significativo nos gastos sigilosos por meio do cartão corporativo, que atingiram R$ 38,3 milhões. Esse montante supera em 9% os valores registrados no início da gestão Bolsonaro, refletindo uma tendência crescente nas despesas com cartões corporativos.

Além disso, o governo manteve 3.210 pedidos de informações negados com base na Lei de Acesso à Informação, justificando o sigilo por razões relacionadas a dados pessoais. A medida resultou na imposição de sigilos de 100 anos, um aumento de 8,4% em comparação ao governo anterior. Essas decisões levantaram preocupações sobre a transparência no uso de recursos públicos.

Especialistas criticam o crescente uso do sigilo, enfatizando que, em uma democracia, o segredo deveria ser a exceção e não a regra. Para muitos, a maior transparência nas ações do governo é fundamental para garantir o controle social e a confiança da população na gestão pública.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de Três Lagoas prende homem condenado por homicídio no Jardim Imperial

"Canela" já havia sido condenado por assassinato ocorrido no bairro Interlagos, onde ele também é investigado por outro homicídio, no ano de 2012

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.