35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Hospital Universitário de MS recruta voluntários para estudo sobre prevenção de AVC

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, está recrutando voluntários para um estudo que visa avaliar diferentes abordagens para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial e doença renal crônica avançada. O objetivo é encontrar um equilíbrio que reduza os riscos de AVC isquêmico, garantindo a segurança do tratamento.

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, afetando especialmente pessoas com doença renal crônica avançada.

Pessoas com mais de 18 anos, diagnosticadas com fibrilação atrial e doença renal crônica avançada, sejam ou não submetidas à hemodiálise, podem participar do estudo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (67) 3345-3352. A participação é fundamental para o avanço da ciência e busca novas alternativas de cuidado.

A Dra. Adriana Lugo Ferrachini, uma das subinvestigadoras do estudo, destacou que a meta é incluir 1.500 pacientes em todo o país, com cerca de 50 centros de pesquisa envolvidos, incluindo o Humap-UFMS.

Os voluntários serão acompanhados por 24 meses, com visitas trimestrais, para avaliar a melhor estratégia de anticoagulação em pacientes com doença renal avançada, visando reduzir o risco de AVC com um baixo índice de sangramentos.

“Este estudo é de extrema importância, pois é o primeiro no mundo a avaliar a melhor estratégia de anticoagulação para pacientes com doença renal crônica avançada, inclusive aqueles em hemodiálise”, explicou Ferrachini.

Com informações Folha de Campo Grande

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Focado em escolas e na educação para o trânsito, programa Detranzinho prorroga as inscrições para 2026

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I uma experiência educativa e interativa para compreender e internalizar as regras de circulação, preparando-os para uma convivência segura no trânsito.

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples