Economia – 05/12/2012 – 08:12
O governador André Puccinelli e governadores de mais 18 estados decidiram ontem (4) conversar com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, para solicitar que coloque em apreciação o veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo 3.º do Projeto de lei que reformula a distribuição dos royalties do Pré-Sal. Com o veto, os Governo estadual e prefeituras deixam de receber R$ 150 milhões/ano.
Também o grupo vai publicar nota em jornais e veicular em emissora de TV explicando à sociedade o porquê de defenderem a derrubada do veto da presidente.
Além disso, o governador do Acre, Tião Viana, vai conversar com a presidente Dilma Rousseff para explicar que sem os royalties os estados estarão em situação crítica. Viana ficou de ligar para a presidente e enfatizar que a decisão do grupo não é afronta.
De acordo com Cid Gomes, governador do Ceará, a nota vai explicar que a empresas que exploram o Pré-Sal vão pagar os royalties à União e é lei federal que os distribui, portanto, não há justificativa para o veto de Dilma.
Puccinelli afirmou que os governadores reunidos estão defendendo interesses de mais de 170 milhões de brasileiros. “Não estamos contra os 25 milhões de capixabas e do Rio de Janeiro. Nós queremos a divisão do que será acrescido, Rio de Janeiro vai ganhar mais dinheiro, é mesquinho em demasia. É falácia a afirmação de que o Rio de Janeiro reduz a arrecadação em R$ 3,5 bilhões, que não vai dar para realizar as Olimpíadas”, finalizou
Fonte: Correio do Estado