20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 17 de julho, 2025

Bandeira destronou Patrícia no Fla amparado por executivos

Esporte – 04/12/2012 – 12:12

O Flamengo elegeu nesta segunda-feira o administrador Eduardo Bandeira de Mello, de 59 anos, seu presidente para o próximo triênio. Numa eleição que teve recorde de votantes (2.675), ele superou a atual presidente, Patrícia Amorim, por exatos 500 votos: 1.414 a 914. Terceiro candidato, Jorge Rodrigues recebeu 347 votos.

Os desafios são enormes. E o principal é transformar o Flamengo numa potência do tamanho de sua torcida. Isso envolve futebol e marketing. Queremos fazer o Flamengo do tamanho que essa torcida merece — disse o novo presidente do clube.

A vitória da chapa azul, de Bandeira de Mello, deve promover mudanças na forma de administração do clube. Ele é o representante de um grupo de executivos de renome no meio empresarial brasileiro, que se reuniu com a promessa de implantar um sistema de gestão mais profissionalizado e moderno. Eleitoralmente, foi uma vitória “de fora para dentro”, já que os líderes da chapa azul não têm histórico de participação na política rubro-negra.

Zico sem cargo

O ídolo Zico, que votou por volta do meio-dia, foi o principal cabo eleitoral de Bandeira de Mello, que recebeu o apoio dos grupos dos ex-presidentes Márcio Braga e Kléber Leite. Os líderes do movimento vitorioso garantem que estes ex-presidentes não terão cargos nem qualquer influência decisória na próxima gestão.

— Mantenho que não quero cargo. Confio nas pessoas e, se quiserem contar comigo, como amigo, para conversar, vou estar à disposição. Sempre ajudei o Flamengo de fora, fiz campanhas — disse Zico. — Espero que a gestão coloque o futebol como prioridade.

A ideia é que o futuro presidente governe o Flamengo apoiado por um conselho gestor, formado por alguns dos vice-presidentes. Em cada área do clube (futebol, marketing, patrimônio, financeiro, esportes olímpicos, etc…) haverá um executivo responsável por implementar as diretrizes traçadas pelo conselho gestor.

Um diretor-executivo de futebol, em atividade no mercado, será contratado para comandar o departamento. O grupo vencedor se reunirá com Zinho e Dorival Júnior para definir suas situações. Será um administração menos personalista, garantem todos os líderes da chapa azul. Ou seja, menos centrada na figura do presidente. O nome de Bandeira de Mello, aliás, foi escolhido após a impugnação de Wallim Vasconcelos.

De qualquer forma, será Bandeira de Mello quem estará sentado na cadeira da presidência e assinará contratos em nome do clube. Nascido na Tijuca, 19 dias depois de Zico, em 22 de março de 1953, ele formou-se em administração e é funcionário do BNDES há 35 anos. Ele se aposentará do banco no fim deste ano e, ao menos nos primeiros meses de 2013, dará dedicação exclusiva ao Flamengo:

— Fui criado na Usina, perto do Borel, jogava pelada na infância com o Pintinho (ex Fluminense). Quando o primeiro dos meus três filhos nasceu, em 1982, o Flamengo era campeão carioca, brasileiro, sul-americano e mundial. São essas glórias que temos de almejar. Vamos fazer uma revolução na gestão do clube.

Nas mais de três décadas que passou no BNDES, Bandeira de Mello trabalhou nos departamentos de energia, social e de meio ambiente e elaborou projeto de modernização tributária dos municípios. Por pessoas que trabalharam junto dele, foi descrito como um funcionário competente, cumpridor das missões que recebe e de estilo pessoal discreto.

Peladas no condomínio

Viveu até 1987 na Tijuca, quando se mudou para a Barra. Apreciador de bossa nova e jazz, mantém o hábito de tocar violão adquirido na adolescência, e gosta de programas discretos à noite, como shows e jantares. E já está sentindo que sua vida mudará ao assumir o Flamengo:

— Estou preparado para assumir a pressão. Como candidato, já virei uma pessoa pública, apoiado pelo Zico, já estou sendo reconhecido nas ruas, o que nunca me aconteceu. Continuo sendo peladeiro no condomínio, jogo vôlei de praia. Nossa gestão será diferente, mas sei que a responsabilidade maior recai em mim. E estou preparado. Não podemos decepcionar.

Fonte: O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ribas do Rio Pardo realiza Workshop de Empregabilidade e lança projeto para fortalecer comércio local

Evento gratuito neste sábado (19) reúne empresas, cursos de capacitação e iniciativas para gerar empregos e movimentar a economia da cidade. A Prefeitura de Ribas...

Três Lagoas amplia rede de saúde mental com novo CAPS para público infantojuvenil

Unidade será construída no bairro Jardim Alvorada e reforça rede municipal de saúde mental para crianças e adolescentes A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.889 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...