10.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

“Esse cabeção aqui deitado”: Servidora gera polêmica após gravar vídeo debochando de criança autista

Funcionária de CEI descreveu aluno autista de forma inadequada e desencadeou a reação da mãe e do prefeito Angelo Guerreiro, que prometeu providências imediatas.

Uma grave situação envolvendo a exposição indevida de uma criança autista gerou revolta em Três Lagoas. Uma servidora municipal, lotada em um Centro de Educação Infantil (CEI), compartilhou um vídeo em um grupo de WhatsApp onde descreve a criança de maneira inadequada e insensível, causando indignação entre os membros do grupo, incluindo a mãe do aluno.

No vídeo obtido pelo jornalismo da Rádio Caçula, a funcionária descreve o comportamento da criança com transtorno do espectro autista (TEA) de forma pejorativa, afirmando: “Esse ‘cabeção’ aqui deitado tá chorando já tem uns 15 minutos… esse que eu tô sentada atrás é o rei dos transtornos, já quebrou o vidro da porta duas vezes, aí tem que ficar perto dele pra ele conseguir se concentrar e não ser contrariado”.

A mãe da criança, ao tomar conhecimento da publicação, respondeu diretamente no grupo, explicando a condição do filho e defendendo seus cuidados. “Sim, meu filho é TEA nível 2 de suporte, faz terapia, é bem assistido. É inadmissível ver uma descrição como essa, ‘rei dos transtornos’, em pleno ambiente escolar”, desabafou a mãe, ressaltando o impacto emocional que a postagem teve sobre ela e a importância do respeito no tratamento de crianças com necessidades especiais.

A repercussão foi rápida e chegou até o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, que tomou conhecimento do caso por meio de áudios compartilhados no mesmo grupo. Em resposta, o prefeito afirmou: “Eu vou tomar providências agora. É inadmissível uma situação dessa“.

O episódio levantou debates sobre o tratamento adequado de crianças com transtorno do espectro autista e a responsabilidade dos servidores públicos no ambiente escolar, além de destacar a necessidade de capacitação para lidar com situações envolvendo crianças com necessidades especiais de maneira ética e respeitosa.

PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS TOMA MEDIDAS CONTRA SERVIDORA POR CONDUTA INADEQUADA COM CRIANÇA AUTISTA

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira, 1º sobre o caso. A SEMEC declarou que repudia toda e qualquer forma de bullying ou condutas inadequadas no ambiente escolar e que as medidas administrativas cabíveis foram tomadas de imediato.

Segundo a nota, a SEMEC reafirma seu compromisso com o respeito e cuidado para com todas as crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, especialmente aquelas com necessidades especiais, como o estudante autista envolvido no incidente. O órgão destacou que ações como essa são inaceitáveis e que trabalha para garantir um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas