26.4 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

Novembro será um mês recheado de feriados

O mês de novembro será marcado por três feriados nacionais no Brasil. No dia 2 de novembro, sábado, celebra-se o Dia de Finados. No dia 15 de novembro, sexta-feira, ocorre o feriado da Proclamação da República. A novidade para este ano é o feriado do Dia da Consciência Negra, que será celebrado em 20 de novembro, uma quarta-feira.

Após um longo período sem feriados em dias de semana, novembro traz de volta a oportunidade de folgar no meio da semana. Desde maio, os brasileiros não tinham um feriado em dia útil sem ser emendado com um sábado ou domingo

A inclusão do Dia da Consciência Negra no calendário nacional foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2023. A data, que homenageia a luta contra a escravização negra no país e lembra o marco da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, será agora feriado em todo o Brasil a partir de 2024.

Anteriormente, o Dia da Consciência Negra era feriado apenas em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.200 cidades por meio de leis municipais e estaduais. A partir deste ano, no entanto, o feriado será observado em todo o território nacional, ampliando as celebrações em memória e respeito à história e resistência afro-brasileira.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais

O Estado vem numa sequência de três meses com dados positivos na geração de empregos formais.

Mulheres de MS contam histórias inspiradoras de superação, conquistas e gratidão

O objetivo dessas iniciativas é desenvolver as habilidades e competências dos trabalhadores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

MS protocola na Alems proposta de reajuste anual do funcionalismo

A proposta de lei apresentada considera as disponibilidades financeiras do Estado, passando a vigorar a partir de 1º de maio de 2025.