24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Três Lagoas ocupa 21º lugar no ranking ambiental dos municípios do Rio Paraná

Projeto MarpScore.org avaliou as políticas ambientais em 44 municípios do Rio Paraná e destaca áreas de melhoria em Três Lagoas.

O município de Três Lagoas foi classificado na 21ª posição no primeiro ranking ambiental dos 44 municípios que margeiam o Rio Paraná, divulgado pela organização social Rio Paraná. O levantamento faz parte do projeto MarpScore.org e tem como objetivo avaliar a gestão ambiental das cidades, medindo indicadores como abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e preservação de áreas verdes.

Com uma pontuação de 57,52, Três Lagoas apresentou resultados promissores dentro do estado de Mato Grosso do Sul, porém, ainda enfrenta obstáculos significativos em áreas como saneamento básico e qualidade da água. Segundo Biatriz Maeda, presidente da ONG Rio Paraná, a cidade tem grande potencial para melhorar sua posição: “Três Lagoas pode se tornar uma referência em sustentabilidade na região, mas é essencial a implementação de políticas mais robustas e transparentes”, afirmou.

O projeto MarpScore.org, que não conta com financiamento de empresas ou partidos políticos, foi desenvolvido de forma independente pela ONG Rio Paraná e baseia-se em doações e trabalho voluntário. A iniciativa oferece um panorama detalhado da situação ambiental dos municípios através do portal www.marpscore.org, onde é possível acessar o ranking completo e os dados específicos de cada cidade, incluindo metas para gestão ambiental futura.

Com a aproximação das eleições municipais, o ranking se torna uma importante ferramenta de monitoramento e pressão, incentivando os novos gestores a priorizar políticas de desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. “Esperamos que Três Lagoas, assim como outros municípios, use esses dados como base para criar planos de ação mais eficazes, garantindo um futuro mais equilibrado entre desenvolvimento econômico e preservação dos recursos naturais”, complementou Biatriz.

O Rio Paraná, o segundo maior da América do Sul, tem um papel essencial no abastecimento de água e geração de energia elétrica em várias regiões. Três Lagoas, localizada na bacia hidrográfica do rio, enfrenta o constante desafio de equilibrar seu crescimento econômico com a necessidade urgente de proteger seus recursos naturais, vital tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade de vida de seus habitantes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.

Senado cobra inclusão de válvula no SUS para prevenir perda de visão

Audiência pública destaca impacto da hipertensão intracraniana idiopática e defende incorporação de tecnologia ao sistema único de saúde Parlamentares, médicos e pacientes defenderam, nesta segunda-feira,...