Política – 22/11/2012 – 09:11
O deputado federal Giroto (PMDB/MS) participou na tarde de ontem (20/11) da reunião da Executiva Nacional do PMDB com representantes dos diretórios estaduais, deputados federais e senadores da legenda para discutir a participação do partido nas eleições municipais de 2012. O encontro foi realizado no Senado Federal, sob a coordenação do senador Valdir Raupp, presidente nacional do partido.
Durante o evento, o parlamentar sul-matogrossense relatou sua participação na disputa ao cargo de prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano e cobrou maior mobilização do Diretório Nacional para aumentar a coesão dos filiados em relação a assuntos de interesse da sociedade brasileira. “O PMDB Nacional deve realizar mais debates, um encontro por mês, por exemplo, nos estados e em Brasília para que as opiniões sejam apresentadas e debatidas na legenda. É necessário chamar a base para discutir os caminhos que o partido vai tomar em defesa dos interesses do cidadão”, destacou Giroto.
Os participantes apresentaram dados detalhados sobre porcentagem de candidatos a prefeito pelo PMDB em cada estado, a quantidade de eleitos, o número de eleitores, além da quantidade de abstenção. O PMDB continua com o maior número de prefeitos, 1.023, e de vereadores, 7.964, o que representa 14% das vagas disputadas nas câmaras municipais. Foi verificado também o percentual de mulheres eleitas nessas, que aumentou para 33%.
O presidente do partido reforçou que PMDB fez o maior número de prefeitos do país, bem como elegeu 841 vice-prefeitos, fazendo com que a legenda esteja presente em 30% dos municípios. Também elegeu o maior número de vereadores do país e foi o segundo maior partido com a maior votação no primeiro turno, recebendo 16,7 milhões de votos, o que corresponde a 12% do total.
Além disso, o PMDB aumentou sua representatividade entre mulheres e jovens, além de outros núcleos como o ambiental, o indígena, o afro e o sindical.
Fonte: Assecom / Divulgação


