26.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de outubro, 2025

Educação vai exigir vacinas em dia para matrículas em Mato Grosso do Sul

Escolas públicas e particulares devem solicitar caderneta de vacinação, mas matrícula não será negada caso haja atraso.

O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira, 17, orientações sobre a obrigatoriedade de apresentar a caderneta de vacinação atualizada no momento da matrícula em escolas públicas e particulares do estado. A medida, detalhada no Diário Oficial, busca garantir que crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças evitáveis por meio de vacinação.

Embora a falta de vacinas em dia não impeça a matrícula ou a frequência às aulas, as instituições de ensino são obrigadas a notificar os responsáveis, concedendo um prazo de 30 dias para regularização. Caso o prazo não seja cumprido, a escola deve acionar o Conselho Tutelar e a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações para que sejam adotadas as medidas necessárias.

A exigência está respaldada pela Lei n.º 3.924/2010, que torna obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação para alunos de até 18 anos no ato da matrícula. Além de pedir a comprovação, as escolas são incentivadas a promover campanhas de conscientização sobre a importância da imunização.

Como alternativa à caderneta, as escolas podem aceitar declarações ou atestados de vacinação, que podem ser obtidos em qualquer unidade de saúde e apresentam de forma simplificada a situação vacinal do aluno.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PND 2025: Gabarito das provas objetivas será divulgado nesta terça-feira

Participantes terão 48 horas para apresentar recursos contra respostas preliminares Os candidatos que participaram da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), realizada neste domingo...

Morador de Três Lagoas precisa de bicicleta com carretinha para continuar trabalho com reciclagem

Luiz Carlos, de 59 anos, faz coleta de materiais a pé e busca apoio para melhorar as condições de sustento da família

“Bodas de Papel” Toninha Campos e Fábio Jr

Celebração marcou um ano de casados No último domingo, dia 26, a residência de Toninha Campos foi palco de uma linda comemoração pelas Bodas de...