31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Ondas de calor e cima seco aumentam riscos à saúde em Mato Grosso do Sul

Especialistas alertam para cuidados com a saúde diante de altas temperaturas, baixa umidade e fumaça no ar.

O aumento das temperaturas e a intensificação do clima seco têm se tornado uma realidade frequente em Mato Grosso do Sul, trazendo não só desconforto, mas também sérios riscos à saúde da população. As altas temperaturas, combinadas com a baixa umidade do ar, representam um cenário perigoso para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Paulo Eduardo Limberger, diretor-geral do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), destaca que as consequências vão desde doenças de pele até problemas respiratórios e cardíacos. Entre as condições mais graves associadas ao calor estão a exaustão pelo calor e a insolação, que pode ser fatal se não tratada a tempo. Além disso, o clima seco agrava doenças crônicas e aumenta a mortalidade por doenças cardiovasculares.

Outro fator de preocupação é a fumaça, que tem coberto os céus do estado nos últimos dias. A inalação de material particulado, proveniente das queimadas, pode agravar problemas respiratórios e cardiovasculares, especialmente em pessoas com doenças pré-existentes. Para minimizar os impactos, médicos recomendam hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários de pico, e utilizar métodos para melhorar a umidade do ar nos ambientes internos.

As autoridades de saúde alertam para a importância de se adotar medidas preventivas, como evitar queimadas, que além de prejudicar a saúde, configuram crime ambiental.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 4.500 Cestas de Natal foram entregues a famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

Iniciada no dia 15 de dezembro, a campanha foi marcada por um trabalho intenso e uma logística cuidadosamente planejada, garantindo que as entregas ocorressem de forma organizada, segura e eficiente em todos os pontos definidos.

Enquanto muitos cobram limpeza, alguns moradores ainda jogam lixo e móveis nas ruas de Três Lagoas

Flagrantes de descarte irregular, como no bairro Santa Rita, mostram que parte da população também contribui para a sujeira na cidade.

Colisão entre caminhões deixa trânsito lento na BR 158

Acidente registrado na tarde deste sábado envolveu dois veículos de carga, onde apesar do impacto, ninguém ficou ferido.